Se você tem o mau costume de dizer que livro no Brasil é caro, desconhece um pouco a realidade mundial. Vejam só o que é ser um livro caro: R$ 265 mil!
Isso mesmo! O livro Michelangelo – La Dotta Mano (Michelangelo – A Mão Sábia, em tradução literal), apesar de custar esta pequena fortuna, vendeu a primeira edição, um mês após o lançamento. 33 exemplares foram vendidos para europeus e americanos que colecionam livros.
A edição do livro contemporâneo mais caro do mundo será limitada a 99 exemplares, que são fabricados artesanalmente e duram em média entre três e seis meses para serem produzidos. A obra resgata técnicas usadas na época do Renascimento italiano.
A obra está sendo publicada pela editora italiana FMR, em homenagem aos 500 anos do início do trabalho de Michelangelo nos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano.
Não é qualquer pessoa que agüenta pegar este livro, pois seu peso é de 24 quilos.
A capa da obra é uma réplica em mármore da escultura Madonna della Scala, uma das primeiras criações artísticas de Michelangelo, feitas na época de sua adolescência.
Um mármore do tipo carrara, foi usado para reproduzir a escultura. O mármore é originário da mesma pedreira, Il Polvaccio, onde Michelangelo comprava o material para construção de seus trabalhos.
Mais detalhes na BBC