O governo nepalês reuniu-se nas encostas do Everest, a fim de chamar atenção do mundo para o derretimento do Himalaia, devido ao aquecimento global. A reunião acontece poucos dias antes da que vai ocorrer em Copenhague, na Dinamarca.
Liderada pelo primeiro-ministro, Madhav Kumar Nepal, outros 23 membros do Gabinete Nepali se reuniram durante 20 minutos em Kalapatthar, perto do acampamento base do Everest, a uns 5.000 metros, em um evento transmitido pela televisão estatal.
Os ministros aprovaram a chamada Declaração do Everest, que estimula a aprovação em Copenhague, medidas concretas para minimizar os efeitos adversos das alterações climáticas.
Uma equipe de médicos e outros montanhistas acompanharam os ministros em sua subida até as encostas do Everest, aonde chegaram por via aérea.
Antes da subida, o ministro de Florestas e Conservação do Solo, Dipak Bohor, declarou a imprensa, reunida na localidade de Syangboche, que o Governo, com a sua ação espetacular, espera chamar a atenção mundial para as ameaças das alterações climáticas para o Himalaia e seus habitantes.
As façanhas do Gabinete Nepali ocorrem, após o passado 17 de outubro, quando o Governo das ilhas Maldivas, fez uma reunião submarina com a mesma intenção. (Agência EFE/Jornal El Mundo)