Cientistas que estudam os animais no deserto de Kalahari, África do Sul, descobriram que o suricato, também chamado de suricate ou suricata (Suricata suricatta) tem a capacidade de reconhecer vozes, assim como humanos.
O pesquisador-chefe da Universidade de Zurique, na Suíça, Dr. Simon Townsend, explicou que nos primatas é fácil testar sua capacidade de reconhecer vozes, mas nos não-primatas é bem mais difícil, pois as relações individuais entre os animais não são tão claras.
Segundo o cientista, embora os suricatos sejam animais sociais, vivendo em grupos, não é claro como um animal vai responder a outro, quando ouve seu chamado.
Para resolver o problema, eles usaram gravações típicas de quando os animais estão no forrageamento. Em princípio, “achamos que o chamado dos animais era para manter o grupo unido”. Mas eles também chamam outros indivíduos, dizendo, por exemplo, “Eu estou aqui e isto é meu pedaço”, disse Dr. Townsend.
A equipe de pesquisadores acredita que esta simples reprodução da experiência vai ajudar outros cientistas para estudar o fenômeno através de uma ampla gama de espécies.
Prof. Richard Byrne, especialista em comunicação animal da Universidade de St Andrews, disse que o experimento deu “simples e irrefutável evidência do reconhecimento individual vocal, que poderia certamente ser usado com uma variedade de outras espécies”, disse à BBC Nature.
Características
Suricato é um pequeno mamífero da África, com pelagem acastanhada, da família Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari, com meio metro de comprimento e em média 1 kg de peso.
Alimentam-se principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distinta é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.
Estes animais, segundo a Wikipédia, são exclusivamente diurnos e vivem em colônias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatos é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatos são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar.
Curiosidade
Esta espécie tornou-se bastante conhecida na mídia com a animação dos estúdios Disney “O Rei Leão”, onde um dos personagens principais é o suricato Timão, parceiro do facóquero (javali) Pumba e do leão Simba.