Uma notícia muito triste sobre meio ambiente foi publicada na revista Science, segundo a qual os oceanos estão perdendo oxigênio.
A matéria diz que a perda pode estar relacionada com o aquecimento do planeta e pode pôr em risco espécies marinhas que não sobrevivem abaixo de certos limiares de oxigénio (O2).
O jornal Público, relata que o estudo feito por cientistas alemães e norte-americanos analisa a variação da concentração do gás ao longo de mais de quatro décadas, nas regiões tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, e conclui que no Atlântico e no Pacífico existe uma camada de água a profundidades intermédias, com uma baixa concentração de O2, que tem vindo a aumentar de tamanho.
Os cientistas analisaram três pontos no Atlântico, dois no Pacífico e um no Índico, sendo que, dos três, o Atlântico foi o que registou maior baixa na concentração do oxigénio. Aliás, a zona de oxigénio mínimo neste oceano quase duplicou em menos de 50 anos.
Pingback: Um novo oceano está nascendo na África, segundo a Royal Siciety | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens