Nokia refuta oito mitos sobre o uso de telefones celulares

Foto celular Nokia
Um telefone móvil Nokia. (Foto de John Karakatsanis/reprodução

A Nokia quer compartilhar com os usuários a elucidação de oito mitos, que considera falsos, sobre o uso de telefones celulares. A empresa abordou algumas das questões mais polêmicas sobre o uso de celulares em locais como postos de gasolina e aeronaves, bem como boatos sobre doenças relacionadas ao uso da bateria ou pilha.

Telefonia móvel tornou-se uma tecnologia de uso diário e muitos chegam a esquecer de que se trata de algo recente. Os celulares se popularizam cada vez mais e sua tecnologia evoluiu em ritmo frenético na última década.


Sendo uma tecnologia relativamente recente, muitas utilidades dos aparelhos ainda são experimentais, gerando rumores ou mitos. A empresa fez uma revisão de algumas das histórias mais populares do mundo móvel para acabar com as opiniões erradas.

Celulares perto de postos de gasolina

O primeiro mito que a Nokia negou categoricamente é o de que usar celular perto de um posto de gasolina pode causar um incêndio. Sobre esse mito, a Nokia explicou em seu blog Nokia Conects que “nunca aconteceu até hoje”. De acordo com a empresa, é falsa a opinião de que os celulares podem provocar um incêndio nos postos de gasolina.

Para confirmar sua tese, A Nokia citou o porta-voz do Instituto Americano do Petróleo, Robert Renken, o qual disse: “Desde o início da humanidade, não existe nenhum caso de celular que provocou incêndio”. Além disso, a Nokia lançou um vídeo do programa Caçadores de Mitos onde desmonta esse boato sobre o uso de telefones celulares.

O limite evolutivo

Em segundo lugar, a Nokia rejeitou a ideia de que a tecnologia móvel já atingiu o seu máximo desenvolvimento. A empresa explicou que isso é completamente falso e assegurou que continuará inovando.

Além disso, a Nokia afirmou continuará evoluindo “mais rápido do que há cinco anos”. Segundo a empresa, só as mentes mais conservadoras não mais acreditam em inovação. Como exemplo, citou o responsável pela Oficina de Patentes dos Estados Unidos de 1899, Charles H. Duell,que garantiu que “tudo o que podia ser inventado já foi inventado.”

Telefones em avião

Em terceiro lugar, a Nokia avaliou o rumor de que o uso de celulares pode causar a colisão de aviões. A empresa finlandesa admitiu que é “uma questão sensível” porque ninguém tem cem por cento de certeza se os celulares podem exercer alguma influência nos aviões. No entanto, a Nokia tem contado com “o consenso geral de que é altamente improvável que os telefones celulares causem um acidente de avião”.

Embora a Nokia tenha descrito como mito a relação entre acidentes de aviões e celulares, a companhia especificou que “é melhor prevenir do que remediar”.

Não causam câncer

Outra questão espinhosa é a relação entre a radiação de celulares e seu possível envolvimento no desenvolvimento de câncer em usuários. “Este tem sido um tema quente no mundo da mídia, porque há uma série de visões conflitantes”, comentou a Nokia.

A empresa explicou que “a indústria acredita que os celulares são seguros, porque usam radiação ionizante, ao contrário da radiação de raios-X e materiais radioativos”. Apesar disso, a Nokia reconheceu que esta questão “não pôde ser comprovada ainda”. ”A relação entre celulares e câncer ainda não foi comprovada”, segundo a empresa.

Para abrir o carro

Também é falso o mito que se pode abrir um carro enviando o sinal para o controle remoto do carro através de um celular da Nokia.

Mitos da bateria

Os seguintes mitos que a Nokia teve o cuidado de negar estão relacionados com a duração da bateria e sua vida útil:

Recarregar a bateria todo dia

A Nokia analisa a questão da redução da vida útil da bateria se for recarregada diariamente. Este mito é muito popular e pode ser aplicado a todos os tipos de celulares e não apenas aos telefones que funcionam com bateria. Segundo a Nokia este mito surgiu no início dos telefones celulares, mas “nas baterias dos smartphones de hoje o problema foi corrigido”. Houve uma mudança dos materiais para fabricação das baterias, além de ter sido introduzido melhorias no software para que não diminua a vida da bateria devido à recarga diária.

Códigos secretos

Nokia considera um mito falso estender a vida útil da bateria graças à introdução de um código secreto. Segundo a empresa, a verdade é a introdução de códigos não melhora nada, mas o uso de novos softwares pode otimizar o consumo.

Nokia na historia da telefonia

Quanto ao oitavo e último, a Nokia brincou sobre o mito de que seu impacto sobre o setor está limitado a raras ocasiões. Neste caso, em resposta, a Nokia forneceu um link para a história da empresa destacando sua importância no setor e sua capacidade de inovação, conforme publicado no 20minutos. es.