Uma boa notícia no mundo da medicina, relacionada a terapia com células-tronco, é a conquista dos cientistas canadenses. Eles conseguiram criar uma espécie de “célula cardíaca faz tudo” a partir de células-tronco embrionárias.
Estas células são capazes de se transformar em qualquer uma das células que compõem um coração funcional e até bate como um.
Segundo o G1 a experiência até agora só foi feita em camundongos e é muito cedo para afirmar se a técnica será capaz de tratar seres humanos. Mas um passo importante foi dado: a célula obtida em laboratório conseguiu recuperar danos no coração das cobaias.
As células-tronco embrionárias guardam promessas por teoricamente serem capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo humano. Obter um coração, no entanto, era algo considerado difícil, porque ele é feito de três tecidos diferentes: músculos que bombeiam o sangue, que formam os vasos e células que cobrem os vasos coronarianos.
O próximo passo da pesquisa será tentar fazer a mesma coisa com as chamadas células “induzidas” -– células da pele que são reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias.