Uma das formas de despertar o interesse na careira de cientista é os pais estimular seus filhos crianças ou adolescentes a estudar bastante e participar da rotina escolar. Além disso, é fundamental que participem de eventos científicos.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, disse hoje (14) que é preciso incentivar o interesse pela carreira de cientista entre crianças e adolescentes brasileiros.
Ele pediu no programa Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que os pais levem seus filhos à 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 17 e 23, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
“Eu não tenho nada contra isto”, acrescentou Mercadante ao se referir às atividades como de modelo, participante de reality show, jogador de futebol ou integrante de grupo de pagode. “Quem estuda na vida escolhe o que vai ser depois. Não vai ser escolhido”.
A feira destaca atividades relacionadas à mudança climática, aos desastres naturais, e à prevenção de risco, tema central da semana.
Além disso, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quer chamar a atenção para a importância da química para o bem-estar da humanidade. Conforme recomendação das Nações Unidas, 2011 é o Ano Internacional de Química.
Os responsáveis pela feira acreditam que 642 instituições (de 429 cidades) participarão do evento, onde serão realizadas 9,5 mil atividades.
As informações consolidados farão parte do banco de dados virtual Global Experiment Database, criado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.