Não consigo ver uma mente criminosa em uma criança de três anos de idade, a não ser em filmes de terror. Mas, sei que é preocupante, cientistas já são capazes de identificar um futuro criminoso, aos três anos de idade.
Segundo os cientistas, crianças que têm baixos níveis de autocontrole aos três anos de idade são mais propensas a ter problemas de saúde e de dinheiro. E pasmem! Crianças assim podem ter mentes criminosas e terem um registro criminal com a idade de 32, não importa o meio ambiente onde vivam, nem o QI.
Pesquisadores da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Nova Zelândia analisaram dados de dois grandes estudos. Eles descobriram que as crianças com baixa auto-controle foram mais propensas a ter problemas de saúde na vida adulta, incluindo hipertensão arterial, excesso de peso, problemas respiratórios e doenças sexualmente transmissíveis.
Eles também tinham maior probabilidade de ser dependentes de substâncias como tabaco, álcool e drogas, mais prováveis que seja único pais, têm dificuldade em gerir o dinheiro e têm antecedentes criminais.
A recomendação para nós, que temos filhos, ou para os que cuidam de crianças, é que devemos ensinar as crianças a terem autocontrole ou autodomínio. Em outras palavras, que elas aprendam a gerenciar seus impulsos, pois a sociedade começa a cobrar isso desde cedo das crianças. A afirmação é do pesquisador Dr Terrie Moffitt, of King’s College London and Duke University in the U.S.
“’Nosso estudo mostra, pela primeira vez, que essa força de vontade como a de uma criança pode influenciar suas chances de ser um adulto saudável e rico.”
Professores, pais, observadores e as próprias crianças ajudaram os cientistas a avaliarem o ítem autocontrole, incluíndo coisas como baixa tolerância a frustração, falta de persistência em alcançar objetivos, ser excessivamente ativo ou agir sem pensar.
Os resultados da pesquisa foram publicados no Proceedings of the National Academy of Sciences journal, com o título de A gradient of childhood self-control predicts health, wealth, and public safety e noticiada no jornal britânico Daily Mail.
Bom comentário, Luciano. Acho que dificilmente alguém ou alguma tecnologia consegue identificá-los. Mas como dizem que não existe crime perfeito…
indentificar uma pessoa sem controle como uma mente criminosa tirando os prognostico exagerado é até fácil apontar como um criminoso em pontencial, mais o que dizer da mente fria e paciente dos maiores criminosos?