Maltrato infantil físico se repete também em outros países

Cena chocante de maltrato infantil físico

maltrato infantil físico - imagem chocante de babá pegando criança pelo braço e pescoço e atirando no berço

AVISO CONTEÚDO GRÁFICO EM VIDEO ABAIXO:
Uma cuidadora de criança na Namíbia enfrenta acusação no tribunal, depois de envolvida em cena de espancamento de criança. Ela pegou violentamente o bebê e o jogou em um berço. A babá foi presa na segunda-feira. Alem da tentativa de homicídio, foi acusada também de assalto e abuso infantil. As imagens e vídeo foram publicadas no jornal britânico Daily Mail.

Maltrato infantil físico ocorre em todos os lugares do planeta terra. Claro que em alguns isso acontece raramente. Outros acontece frequentemente, mas não é denunciado. No Brasil, por exemplo, é comum registros de criança espancada. Muitos pais maltratam seus filhos. Além deles, acontece também muitas notícias de bebês espancados por babás. Todo tipo de maltrato infantil merece repúdio.

A cena de maltrato infantil que você vai ver no vídeo aconteceu em Namíbia.

Uma mulher namibiana está no tribunal enfrentando acusações de abuso infantil, agressão e tentativa de homicídio. Motivo. Ela atirou o bebê que estava cuidando em um berço. As informações são de Simon Sonnekus, Netwerk24, publicada no News24.com.

Annemarie Theron, gerente de reservas e de marketing em um alojamento na Namíbia, registrou queixa na delegacia Outjo em Namíbia. Ela fez isso depois de capturar imagens de vídeo de sua filha Laila, de nove meses de idade, aparentemente sofrendo maltrato infantil físico por sua babá.

“Foi muito emocionante vê-lo. Recusei-me a dormir, comer ou beber durante um par de dias depois. É difícil imaginar quanto tempo isso vem acontecendo. Eu posso ver Laila toda quebrada depois de tudo”, disse Theron.

Theron disse que notou hematomas no pescoço e ombros de Laila e suspeitou nem tudo estava bem.

“Depois que eu estava sentado no trabalho, pensando em minha filha o dia inteiro. Foi quando eu decidi instalar câmeras, para que eu pudesse ver o que estava acontecendo quando não estou em casa.”

Ela ficou chocada depois de assistir as filmagens e imediatamente registrou uma queixa na delegacia.

“Foi um processo bastante complicado, porque eu tive que confirmar que fiz as gravações sem o conhecimento (da babá). A polícia estava inicialmente hesitante sobre as acusações, mas queria prender a mulher imediatamente depois de ver as imagens.”

De acordo com Theron, a mulher apareceu no tribunal na segunda-feira. O Estado acrescentou a acusação de tentativa de homicídio.

Mamãe Annemarie Theron publicou uma foto de Laila no Facebook no domingo, retratada à direita, agradecendo a todos pelo apoio que sua família recebeu, incluindo o marido Johan, retratado à direita

O que é maltrato infantil físico

O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais – sejam biológicos, padrastos ou adotivos – por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outros adultos próximos da criança como pessoas da família ou professores da escola onde cada vítima anda.

O abuso infantil envolve a imperícia, imprudência ou a negligência (estes elementos constituem a definição legal de “culpa”) ou um ato praticado com dolo por parte do adulto contra o bem-estar ou a saúde da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual (que também causam danos, psicológicos inclusive).

Os motivos do abuso infantil são vários, entre eles, destacam-se a própria ignorância do que é abuso infantil – neste sentido veja-se quão novel é a temática no nosso Brasil da síndrome da alienação parental, e, é claro, os resultantes de transtornos vários da mente humana, além de vícios, como o alcoolismo e o uso de drogas ilegais. Muitas vezes, os pais/cuidadores da criança são pobres e/ou possuem pouca educação, e podem tentar impedir o acesso da criança aos serviços médicos necessários, evitando a descoberta do abuso por parte dos médicos.

Superproteção dos pais em relação à criança é também uma forma abuso infantil, embora à primeira vista não o pareça, por possuir origens totalmente diferentes dos outros tipos de abuso.
Veja a continuação deste texto em Diferentes Manifestações da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes.

Veja onde denunciar tais abusos.