Mais de um milhão de meninos e meninas podem morrer na Líbia

Libia meninos e meninas
Foto: CharlesFred/Flicks Creative Commons

 

Ultrapassa um milhão de meninos e meninas que  vivem no oeste da Líbia, mais especificamente em Trípoli e arredores, correndo risco de morte. A ONG Save the Children denunciou que a situação dramática das crianças é devido aos combates entre as forças do Governo e a Oposição. A luta é pelo controle das cidades e a derrubada do ditador Gadhafi.

A ONG reproduz a descrição de um menino de 13 anos sobre o clima de terror em Trípoli: “Estamos com medo, não nos sentimos seguros e temos medo de ficar órfãos”.

A responsável pelas Emergências da Save the Children, Barbara Mineo, disse que é enorme o perigo a que estão expostos os meninos e meninas na Líbia por causa da violência política e suas consequências, bem como a escassez de bens essenciais.

Só em Trípoli, capital da Líbia, existe cerca de 700 mil meninos e meninas, dependendo de ajuda humanitária, que “permanece incerta”, por conta da dificuldade de acesso a população civil, principalmente porque as escolas estão fechadas e muitas pessoas ficam em casa, com medo das forças de segurança do governo.

A respeito disso, a ONG anunciou que tem uma equipe de emergência no leste da Líbia, junto com especialistas nas fronteiras do Egito e Tunísia para verificar as necessidades dos refugiados que cruzam a fronteira.