Ontem dia 11, o presidente usou a cadeia nacional de rádio e televisão, aproveitando o início do ano letivo, para falar de educação e fazer um apelo para que os pais se envolvam mais no aprendizado dos filhos.
“Quero fazer um apelo à toda sociedade e, em especial às mães e pais de família: participem ativamente da vida da escola de seus filhos, saibam como ela está se saindo na Prova Brasil [que avalia os estudantes de 4ª a 8ª série das escolas públicas], apóiem os professores. Mas também marquem em cima, cobrem resultados”, disse o presidente.
Lula pede ainda aos pais que sejam parceiros de seus filhos no aprendizado e deixem claro para eles que estudar é importante para conquistar uma vida melhor e construir um país mais justo.
A melhora da qualidade do ensino foi mencionada por Lula. “É um desafio para todos nós”, declarou. Segundo ele, o governo vem se esforçando para fazer a sua parte, mas a tarefa ainda não está completa: “A gente sabe que precisa fazer mais, porque tão importante como distribuir a renda é distribuir o conhecimento”.
Ele afirma que além do governo federal, o estadual, o municipal, professores, pais e alunos devem trabalhar juntos para melhorar a qualidade do ensino no país.
O presidente lembrou o lançamento, no ano passado, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e afirmou que 90% dos municípios em 25 dos 27 estados já aderiram ao PDE. “Vamos começar, agora, um trabalho especial de reforço nos 1.242 municípios com desempenho educacional crítico”, disse Lula.
O presidente citou também os investimentos neste ano com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que aumentará em seis vezes os recursos transferidos da União a estados e municípios para a educação básica, da creche ao ensino médio.
Agência Brasil