Livros infantis 2 anos, assim como outras obras da literatura infanto-juvenil para diferentes idades são fundamentais para desenvolver o hábito de leitura nas crianças. Um bom exemplo de obra que eu considero fundamental para crianças de qualquer idade é o Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry.
O importante é transformar a leitura em um momento prazeroso para as crianças, através dos livros infantis, algo essencial para formação de jovens e adultos leitores.
Ontem , 12 de outubro, que marcou o Dia Nacional da Leitura e Dia da Criança, especialistas e professores ouvidos pela Agência Brasil avaliam que a participação da família na leitura das crianças, desde cedo, pode ser decisivo neste processo.
Com 25 livros infantis publicados e mãe de três filhos, a escritora Alessandra Roscoe diz que uma relação prazerosa das crianças com a leitura é a principal forma de aproximar os pequenos dos livros. Alessandra conta que já lia para os filhos antes mesmo de eles nascerem, quando ainda estava grávida.
“Você cria um vínculo afetivo, uma relação muito mais forte, com a voz da mãe, do pai, com quem quiser ler em voz alta para a barriga. A criança estimulada a encontrar o livro desde cedo tem uma relação prazerosa com a leitura, e não uma relação de obrigação, não uma coisa chata”, diz.
Alessandra faz uma crítica aos pais que “escondem” os livros dos filhos. Para ela, os livros precisam ficar ao alcance das crianças. “A criança tem que ter acesso, tem que poder manusear. Não adianta ter aquele livro na última prateleira da estante, dizer que tem livros infantis maravilhosos, mas não ler com o filho”, argumenta em entrevista para Agência Brasil.
A socióloga Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro, também defende que transformar a leitura em um momento de reunião com a família é um passo importante na formação de novos leitores. “É fundamental que a família dê o exemplo. Quando você lê para crianças, em momentos lúdicos, cria na memória dessa criança algo afetuoso”.
A leitura é tão importante para o desenvolvimento das crianças que a Academia Americana de Pediatria (AAP) orienta que os médicos incentivem os pais a lerem em voz alta para os bebês como forma de estimular a linguagem
A mesma orientação será adotada por médicos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
“Nas consultas, é fundamental que se faça esse tipo de orientação aos pais. A leitura tem papel fundamental no aprendizado e é base para todos os conhecimentos”, diz Christian Muller, neuropediatra da SBP.
Alguns livros infantis 2 anos
A Casa Sonolenta
Autor: Audrey Wood. Editora: Ática
Era uma casa sonolenta onde todos viviam dormindo: avó, menino, cachorro, gato e rato… Até a chegada da pulga. O livro é uma referência de como texto e ilustração podem fazer uma ótima parceria. Os tons das páginas vão dando indícios que o dia está amanhecendo e à medida que a noite avança, muitas emoções acontecem no quarto de dormir.
O Porco Narigudo
Autor: Keith Faulkner. Editora: Companhia das Letrinhas
A história parte da brincadeira que ‘há muito, muito tempo, todos os porcos tinham narizes compridos, pontudos e rosadinhos’. Um simpático e narigudo porco passeia pela floresta e verifica que outros animais são narigudos, mas não tanto como ele. Com dobraduras surpresas, as crianças podem ver ampliados os narizes que o porco cruza em seu caminho.
Atualmente a Livraria Saraiva e a Livraria Cultura, entre outras, oferecem uma grande variedade de livros para crianças, tanto no formato impresso, quanto ebooks.