Recentemente, pesquisadores divulgaram o resultado de um estudo feito para saber se são fatores genéticos ou ambientais que faz as mulheres aparentarem ser mais jovens. Os autores estudaram a aparência facial de 102 gêmeas, na Dinamarca, com idade de 59 a 81 anos, bem como 162 mulheres britânicas com idades entre 45 a 75 anos, conforme divulgado no site Plosone.
Estudaram as distintas características do rosto que influem na percepção da idade, bem como a sua reação com fatores ambientais e genéticos.
“Foram feitas poucas pesquisas para determinar sistematicamente que fatores fisiológicos influenciam predominantemente a aparência das mulheres em função de sua idade. Não se conhece, portanto, as características que dominam a união entre a idade biológica e a que se aparenta”, explicam os especialistas de distintos centros europeus.
Uma das conclusões mais surpreendentes do estudo, no entanto, tem a ver com a influência que exerce a altura e o tamanho dos lábios. Os lábios carnudos exercem influência rejuvenescedora no rosto ou seja, faz com que as mulheres que os possuem parecerem ser mais jovens.
O que eles não explicaram é se o efeito é o mesmo em lábios carnudos naturais como os de Angelina Jolie e em lábios que ficaram carnudos através de uma cirurgia plástica.