Jovens da rede pública da Bahia são destaques na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A dedicação à matemática proporcionou a 420 estudantes de escolas públicas do estado da Bahia um dia inesquecível. Na tarde de segunda-feira (31), em pleno salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, os alunos de ensino fundamental e médio esperavam com ansiedade receber as medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas da premiação regional da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas -OBMEP – realizada em 2007.

Os jovens presentes à cerimônia, vieram de toda a Bahia receber seus prêmios, sendo dez ganhadores de medalha de ouro. Lahara Machado Carneiro, de Conceição de Voité, Bruno Santos Mota Oliveira, de Serrinha, Cássio Silva de Sá Santos e Diego de Olçiveira Santos, de Feira de Santana, são alunos do nível 1 (5ª e 6ª séries). Gessica Santana Barbosa, de Itaberaba (nível 12 – 7ª série). Tarcísio Araújo Cedrim, Walassy Rosa da Silva, Felipe Azevedo Gomes, Patrícia Pereira dos Santos, de Feira de Santana, e Ernesto M. Reis dos Santos, de Monte Santo (nível 3- ensino médio).

Estudante do 3º ano do nível médio, Paulo Vítor Maltez, 18 anos, do município de Santa Terezinha recebeu medalha de bronze. “Para mim, isso é um estímulo para estudar mais, entrar em uma universidade e estudar engenharia”, afirmou. Aluno da Escola Estadual José Ribeiro, Élder Barbosa, 18 anos, de Canarana também foi agraciado com a medalha de bronze, que o deixou “muito feliz”. Essa é a terceira olimpíada da qual participa, conseguindo “melhor desempenho a cada edição”.

O diretor regional de Santo Antônio de Jesus (Direc-04), Clóvis Ezequiel dos Santos, destacou o estímulo que as olimpíadas de matemática causam no corpo geral de alunos. A competição mostra “que os meninos das escolas públicas têm potencial não só para conseguir conquistas pontuais, mas se desenvolver enquanto cidadãos”. Para o diretor da Direc de Barreiras, Adalton Soares, as olimpíadas de matemática são também uma forma de avaliação do ensino e da aprendizagem nas escolas.

O chefe do Departamento de Matemática da Ufba, Carlos Eduardo Bahiano, ressaltou o grande número de estudantes que participaram das olimpíadas em todo o país. Foram 17 milhões, nesta terceira edição. “Estes estudantes aqui presentes passaram por uma peneira extremamente fina e representam o que há de melhor em nossas escolas de conhecimento matemático”, declarou Carlos, enfatizando que nenhum país no mundo conseguiu desenvolvimento sustentável sem a matemática. A coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática no Estado da Bahia, Luzinalva de Amorim, apontou as inclusões social e científica como os objetivos do evento. “Buscamos fazer com que os alunos estudem mais matemática, além da melhora da educação básica, a integração entre as escolas e as universidades públicas e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico”, disse.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática.
Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país. Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país.

eas/is


Descubra mais sobre O Brasileirinho

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários em “Jovens da rede pública da Bahia são destaques na 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática”

  1. quero pedir uma ajuda com uma pergunta, já que nao encontri outro meio. meu filho vem conseguindo ganhar as menssao honrosa desde a primeira olinpiada, sempre lutando para participar das premiaçao pois é o que todo jovem mais quer principalmente ele que tem um sonho muito grande e nao posso realisar.
    o MEU FILHO FOI CLASSIFICADO COMO O VIGESIMO SXTO NO ESTADO DA BAHIA E VEIU O AVISO PARA ELE RECEBER UMA PREMIAÇAO EM SALVADOR PULOU E GRITOU DE ALEGRIA,MAS DEPOIS DISSERAM PARA ELE QUE SÓ SERIA PARA QUEM ESTIVESSE CURSSANDO O ENSINO MEDIO ISSO É JUSTO? MEU FILHO TÁ MUITO TRISTE E UM DESITIMULO E TANTO O NOME DELE É BRUNO JOALISON GAMA PEREIRA.

  2. quero pedir uma ajuda com uma pergunta, já que nao encontri outro meio. meu filho vem conseguindo ganhar as menssao honrosa desde a primeira olinpiada, sempre lutando para participar das premiaçao pois é o que todo jovem mais quer principalmente ele que tem um sonho muito grande e nao posso realisar.
    o MEU FILHO FOI CLASSIFICADO COMO O VIGESIMO SXTO NO ESTADO DA BAHIA E VEIU O AVISO PARA ELE RECEBER UMA PREMIAÇAO EM SALVADOR PULOU E GRITOU DE ALEGRIA,MAS DEPOIS DISSERAM PARA ELE QUE SÓ SERIA PARA QUEM ESTIVESSE CURSSANDO O ENSINO MEDIO ISSO É JUSTO? MEU FILHO TÁ MUITO TRISTE E UM DESITIMULO E TANTO O NOME DELE É BRUNO JOALISON GAMA PEREIRA.

Os comentários estão desativados.