Um jovem de 31 anos, da Covilhã, criou um sítio na Internet sobre «defesa do consumidor perante abusos bancários» que agora pretende dar origem a uma associação, disse hoje à Agência Lusa, Hugo Prata, autor da ideia.
O site ‘Acabem – Defesa contra os abusos dos bancos’ (www.acabem.com) nasceu depois de um contratempo. «Tudo começou porque fui vítima de um pequeno abuso num banco, por falta de conhecimento, é certo, e achei que muitas pessoas estariam em condições semelhantes», conta Hugo Prata.
Após uma busca na Internet, concluiu que faltava informação que protegesse os clientes dos bancos e por isso decidiu . recolheu dados, pediu colaborações e o site entrou em funcionamento «há cerca de dois meses».
«O nome pretende significar a ideia de acabar com abusos bancários», salientou.
O site apresenta informação sobre termos bancários, como indexação, PPH, TAEG, tem páginas sobre determinados temas, seja uso de cheques ou microcrédito, entre outros e inclui até modelos de cartas a enviar para os bancos em situações específicas (cobrança indevida de tarifas bancárias, renegociação de spread, entre outras).
Lusa