Quantas pessoas neste mundo merecem meus aplausos, os nossos aplausos! Uma destas pessoas é Zdnek Kalal um jovem pesquisador em “computer vision”, um ramo da ciência e tecnologia para dar visão às máquinas, a capacidade de extrair informações de imagens. Câmaras de vídeo nunca mais serão como as que conhecemos hoje, depois do algoritmo desenvolvido por Zdnek. (Obs.: vídeo no final do post)Graças ao algoritmo, câmaras de vídeo se tornarão olhos atentos, capazes de rastrear objetos de forma inteligente. Capturarão as imagens, analisando quadro a quadro, até encontrar o item desejado.
A câmera de vídeo inteligente, denominada Predator (predador, em português) fabricada com a nova tecnologia “computer vision” é o mais sofisticado sistema de rastreamento desenvolvido até hoje.
Um objeto rastreado pela nova câmara de vídeo será reconhecido em poucos segundos, algo semelhante ao que vemos nos filmes de espionagem e ficção científica.
Entre inúmeras utilidades, podemos citar a criação de novos sistemas de segurança muito mais eficazes do que os atuais, pois reconhecerão os rostos de pessoas autorizadas a entrar em ambientes restritos.
A câmara de vídeo Predator está apta a reconhecer rostos pré-definidos e sinalizar os que não são reconhecidos. É inteligente, porque é capaz de “aprender com seus erros”, armazenando o visual de todos que passarem diante dela.
O vídeo abaixo, apesar de estar em inglês e sem legenda, permite a qualquer um entender como funciona na prática Predator . O próprio inventor, Kalal, é quem aparece no vídeo falando de sua invenção. Ele mostra que mesmo que o objeto saia do campo de visão da câmera, quando volta é marcado outra vez.
Pingback: Câmera De Vídeo Quem Inventou | Actual Percentil