- Tumpach Samantha, 22, gravava as imagens como parte de um presente surpresa que daria a sua irmã aniversariante.
- Ela foi surpreendida em flagrante e ficou dois dias presa.
- Os eventos aconteceram no Estado de Illinois (E.U.A.).
O que você diria de uma justiça rigorosa que prende uma jovem durante dois dias, porque filmou três minutos do filme Lua Nova, para fazer uma surpresa a sua irmã que estava aniversariando?
A jovem Samantha Tumpach, de 22 anos, natural de Illinois, estava em um cinema, quando resolveu gravar algumas cenas do filme Lua Nova (sequência de Crepúsculo) com sua filmadora. Ela tinha gravado apenas três minutos, suficientes para fazer uma surpresa a sua irmã aniversariante. Foi então surpreendida e ficou dois dias presa, nos Estados Unidos.
Tumpach, presa em flagrante enquanto gravava as imagens do filme, em um cinema de Rosemont, pode ser condenada em até três anos de prisão por este seu ato.
Os que emitiram opinião sobre a possível pena foram unânimes em achar que é excessiva.
Uma especialista em temas jurídicos relacionados à pirataria digital, disse, em uma entrevista concedida à CNN, que “é uma distorção absurda da lei esta perseguição contra a jovem.”
O lobby da Sociedade Americana de Cinematografia estima que a pirataria resulta em perdas anuais de bilhões de dólares, nos Estados Unidos.