Boa notícia no mundo dos jovens acerca de um cientista que enche de orgulho os brasileiros. Trata-se do jovem cientista Bruno Fernando de Oliveira Buzo, 17 anos. Ele vai participar da International Science and Engineering Fair (Isef), nos Estados Unidos.
Ele vai apresentar, em maio deste ano, um filtro solar a base de urucum, inventado por ele e que está fazendo grande sucesso.
Bruno desenvolveu o filtro solar quando ainda cursava o segundo grau – atualmente estuda Medicina.
Apresentou seu invento na Feira Brasileira de Engenharia e Ciência, no último fim de semana e foi premiado com a viagem aos EUA.
“Queria fazer um estudo sobre o aquecimento global e o meu professor sugeriu que eu pesquisasse sobre o câncer de pele”, contou o estudante. Bruno constatou que este tipo de doença é uma das que mais matam no país. Além disso, ele notou que a população indígena era a que menos sofria desse mal. “Associei isso ao urucum e comecei a pesquisar”, comentou Bruno.
A pesquisa durou dois anos e contou com a colaboração do professor José Eduardo Diotto.
Ele alcançou seu objetivo de isolar o princípio ativo do urucum. “Bruno queria fazer algo que pudesse ter uma participação social”, lembrou Diotto.
A idéia principal é que o filtro seja distribuido nas escolas para que as crianças aprendam a cuidar da pele. Ficará por cerca de R$ 11 para o consumidor final, quase a metade do preço do filtro mais barato vendido no mercado.