Representantes de todos os estados brasileiros estarão reunidos em Jequié para o II Encontro nacional de leitura e literatura infanto-juvenil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Na programação, palestras, filmes, círculos de leitura, atividades culturais e feiras. Entre as atividades acadêmicas e culturais destaque para os minicursos, oficinas de comunicação e o concurso Zélia Gattai para Projetos de Leitura.
O encontro, de 1º a 4 do próximo mês de maio, no campus da Uesb, tem como tema central a frase “A poesia não está somente nos versos, por vezes ela está no coração e é tamanha a ponto de não caber nas palavras”, do livro de Jorge Amado “O gato malhado e a andorinha sinhá”.
A promoção, do Centro de Leitura da Uesb, via Programa de Pesquisa Ensino e Extensão-Estação da Leitura, encerrará os Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Leitura e em Literatura Infanto-juvenil da instituição. Além das atividades acadêmicas incluídas na programação, o encontro quer abrir espaço para outras iniciativas de promoção humana e para a consolidação do turismo cultural em Jequié.
Para a coordenadora geral do encontro, professora Maria Afonsina Ferreira Matos, a realização com mais freqüência de eventos como este é decisiva para a consolidar a região como pólo atrativo de turismo, ela cita ainda que quando da realização do I encontro, em 2005, a cidade vivenciou um incremento em todos os setores a exemplo do comércio, hotelaria, alimentação e transportes, para atender aos participantes.
Eas/af