O robô-cão foi criado pelo desenvolvedor japonês NSK, junto com a Universidade de Electro-Communications. O mecanismo usa uma imagem do Microsoft Kinect e sensor de distância para criar uma visualização em 3-D dos obstáculos que vão surgindo na frente.
vídeo no final do texto
Um vídeo mostra o cão robótico conduzindo o cientista com os olhos vendados descendo os degraus da escada, um pouco mais lento do que andando em superfície plana.
Quando está em superfícies planas, o cão-robô pode andar mais rápido, rolando sobre rodas do veículo. Anda mais lentamente, articulando seus joelhos, quando está em escadas ou terreno irregular. As “patas” contêm sensores para-choques que ajudam o robô a se desviar dos obstáculos.
O cão-robô é controlado por um software pré-programado e responde as instruções que recebe. Informa ao usuário o que está acontecendo, através de uma voz feminina sintética. Futuras versões do cão robótico poderão incluir comandos de voz e GPS para direções mais precisas.
O dispositivo ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento.
Os desenvolvedores estão pensando no rápido envelhecimento da população global e no promissor mercado mundial para o cão-robô.
Descubra mais sobre O Brasileirinho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.