Dentro de poucos anos, quem quiser ficar escondido poderá usar o dispositivo de camuflagem e simplesmente desaparecer dos olhos das pessoas. Isso é possível e já foi testado.
Trata-se de um manto desenhado para tornar os objetos invisíveis à luz infravermelha, abrindo caminho para também disfarçar objetos em comprimento de ondas visíveis.
Os cientistas acreditam que os materiais de camuflagem poderão ser usados para esconder dos nossos olhos edifícios ou instalações de alta-segurança.
Em minha opinião, a principal finalidade de inventos deste tipo é uso militar. Em curto prazo os materiais de camuflagem servirão para ocultar aviões de radares.
Além disso, as empresas de telecomunicações estão interessadas, pois veem a possibilidade de enviar informações por luz de forma mais eficiente. Uma ideia é usar os novos materiais para construir superantenas para concentrar a luz e outras ondas eletromagnéticas.
“Estamos nos concentrando em uma nova forma de controle de luz. No futuro da tecnologia, a luz vai ter cada vez mais importância.”, disse Nicolas Stenger, um dos pesquisadores, para o jornal Guardian.