O infectologista norte-americano, Keith Klugman disse que os jovens vão responder mais rapidamente a vacina contra a influenza A (H1N1), apesar de fazer parte do grupo mais afetado pela doença.
A Agência Brasil/Carolina Pimentel dá mais detalhes:
Segundo Klugman, professor da Divisão de Doenças Infecciosas da Escola de Medicina da Universidade de Emory, em Atlanta, a melhor resposta à vacina tem sido obtida com os adolescentes de 14 anos. “A resposta de imunidade com as novas vacinas parece ser boa. Espera-se efeito bom entre os jovens, que reagem bem às vacinas”, afirmou o infectologista à Agência Brasil, depois de participar do 34º Congresso Brasileiro de Pediatria.
No Brasil, a previsão é que as primeiras vacinas, fabricadas pelo Instituto Butantan, fiquem prontas em 2010. Inicialmente, devem ser produzidos 30 milhões de doses.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 40% das mortes provocadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína – são de pessoas saudáveis e jovens. Mais da metade dos infectados tem 20 anos de idade ou menos, segundo informações divulgadas pela agência portuguesa de notícias Lusa.
Para Klugman, os jovens são os mais atingidos por nunca terem sido expostos a um vírus similar ao Influenza H1N1 e, por isso, não apresentam nenhum tipo de imunidade contra ele. O professor afirma ser difícil prever se ocorrerá uma onda mais forte de contágio no próximo ano devido a mutabilidade do vírus.