Acima uma imagem inédita do planeta Marte, divulgada pela Nasa, nessa terça-feira, de um local jamais explorado antes no planeta.
A captura das pedras e rochas aconteceu durante a jornada do robô Exploration Rover Opportunity, enquanto buscava água naquele mundo. A exploração já percorreu 21 km pelas terras desconhecidas.
A imagem mostra uma porção da borda oeste da cratera Endeavour que tem um diâmetro de cerca de 14 milhas (22 km). É mais de 25 vezes maior do que qualquer outra pesquisada pelo robô Opportunity, durante seus 90 meses em Marte.
A cratera Endeavour é o destino final do Opportunity, depois que terminou de explorar cratera Victoria, em agosto de 2008. Endeavour oferece acesso aos mais velhos depósitos geológicos do planeta vermelho.
O solo em primeiro plano é coberto por cerca de cinco milímetros de pequenas esferas de ferro, apelidadas de “blueberries”, observadas com frequência.
A Nasa descreveu esta conquista como um novo capítulo marcante na história da exploração de Marte, sendo algo fundamental na tomada de futuras missões humanas ao planeta.