Hackers se unem no mundo para resolver problemas globais

Europeana Hackathon
Hackers são muitas vezes retratados como anarquistas ou criminosos, mas muitos encontros hacker procuram juntar forçaspara o bem (Imagem de um encontro Hacker na Europa - Por Epsiplatform | Flickr CC)

A CNN publicou um texto no mínimo curioso e merecedor de aplausos. Hackers de todo o mundo vão se reunir neste fim de semana com o objetivo de resolver problemas relacionados ao desenvolvimento global.

Eles vão juntar no lugar que denominaram “hackathon” eventos voltados para o combate as alterações climáticas e gestão de risco de desastres.

A reunião semestral Random Hacks of Kindness (Conferência Global Hacks da Bondade) tem por objetivo aproveitar dados na Internet para resolver problemas do mundo.

Encontros serão realizados em cidades ao redor do globo, de Atlanta a Vale do Silício e de Basel, na Suíça, a Bogotá, na Colômbia. A conferência é o resultado de uma colaboração de 2009 feita pelo Google, Microsoft, Yahoo, NASA e do Banco Mundial, que fundou Random Hacks of Kindness (Tanto a organização e os eventos que organiza são conhecidos como RHoK).

O grupo solicita “definições problema” das organizações na área da prevenção de desastres, ajuda e alterações climáticas. Colocá-los antes de “tech-savvy do-gooders”, segundo Elizabeth Sabet, da SecondMuse, líder operacional da global RHoK.

É esta síntese entre especialistas no assunto e hackers de computador que faz RHoK eficaz, segundo seus líderes:

“Soluções técnicas criadas apenas por pessoas técnicas são frequentemente muito pesadas para o campo”, disse o organizador da Filadélfia, Mike Brennan. “As soluções criadas por peritos sozinhos neste campo muitas vezes não têm base técnica e científica para uma solução eficaz. RHoK está buscando diretamente a solução dos problemas”.

Sabet também é rápida em apontar que “hacking” nem sempre significa o que algumas pessoas pensam.

RHoK comemora hacking no seu contexto mais positivo: usar o mínimo de recursos e o máximo de inteligência para criar soluções -” hacks “- em resposta a problemas interessantes,” ela disse “A intenção é terminar o fim de semana com alguns protótipos concretos e demonstrações de algumas aplicações que podem ser colocada em uso pelos especialistas e (organizações não governamentais), que apresentaram os problemas”.