Digna de aplausos a ação preventiva da distribuídora dos brinquedos Magtastik e Magnestik Jr sob a responsabilidade no Brasil da Gulliver S. A. Manufatura de Brinquedos
O recolhimento começou hoje (26) em cerca de 150 lojas, em vários estados. A empresa estima que tenham sido vendidas 6,2 mil unidades, conforme noticiado pela Agência Brasi:
Os consumidores que adquiriram algum dos dois brinquedos poderão fazer a troca por outro produto de igual valor ou optar por receber o dinheiro de volta.
Segundo a empresa, o recall (chamada aos consumidores para recolhimento e/ou troca de produtos com problemas) em caráter preventivo foi motivado pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças.
A decisão foi tomada depois que consumidores norte-americanos reclamaram dos produtos. Em entrevista coletiva via internet, o diretor comercial da Gulliver, Paulo Benzatti, disse que, nos Estados Unidos, foram relatados 19 incidentes em que partes e peças dos brinquedos Magtastik e Magnetix Jr. teriam supostamente se soltado.
Em um dos casos, um garoto de três anos foi submetido a tratamento médico para remover um componente do brinquedo preso na cavidade nasal. Outro relato foi de um bebê de 18 meses que levou um componente à boca, mas não chegou a engolir a peça.
Benzatti salientou, no entanto, que a informação de que os brinquedos são indicados para crianças a partir de três anos está destacada na embalagem. Para ele, houve agilidade em chamar o recall preventivo no Brasil. “O recall no Brasil foi anunciado 48 horas depois do americano, tempo necessário para a Gulliver acionar parceiros e distribuidores em todo o país. É um procedimento espontâneo, iniciado antes da notificação de qualquer órgão oficial ou de defesa do consumidor”, afirmou.
Tanto a Gulliver como o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) apontam que não foram registrados no Brasil acidentes envolvendo os brinquedos da Gulliver. Ambos são fabricados na China pela empresa canadense Mega Brands.
A lista das lojas que funcionarão como postos de troca dos brinquedos está disponível no site da empresa. Consumidores que não quiserem ou não puderem se deslocar até uma das lojas devem fazer contato com a Gulliver por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0 800 770 26 50. Nos próximos 30 dias, o SAC da empresa funcionará das 8h às 20h, inclusive nos fins de semana.
Pelo SAC, os consumidores podem optar pela devolução do dinheiro pago pelo produto. Neste caso, o brinquedo deverá ser enviado à Gulliver, que custeará as despesas com os Correios e fará o depósito na conta bancária do consumidor em, no máximo, 15 dias. O prazo para o recolhimento dos brinquedos é indeterminado e um balanço sobre o recall será divulgado dentro de 60 dias.
No ano passado, a Gulliver já tinha realizado um recall para recolhimento de 850 mil brinquedos do tipo Magnetix, também fabricado pela Mega Brands.