Uma boa notícia para nós amantes da natureza é a águia calva norte-americana está fora da lista dos animais em extinção. A ave é símbolo nacional dos Estados Unidos. Sua população está recuperada, segundo o Centro de Conservação Biológica daquele país.
Bryan Watts, do centro de pesquisas aéreas anuais de ninhos de águia encontrou Chesapeake Bay and its Virginia tributaries 400 casais de águias com ninhos, podendo o número passar para 600. Esta estatística, permite retirar a águia da lista de animais em extinção.
Centro de Conservação Biológica dos Estados Unidos
(Wildlife Center of Virginia) – Photo Suzanne
Carr Rossi/The Free Lance-Starr
Apesar desta boa notícia, milhares de animais estão desaparecendo no mundo, fruto da irresponsabilidade dos governantes. Em nosso Brasil, por exemplo, as leis são brandas e geralmente não surtem efeito contra os grandes latifundiários que promovem as queimadas ou comerciantes de madeira que derrubam árvores, contribuíndo para a desertificação de muitos lugares.
Este cenário é visto principalmente na Amazônia, pois em outros lugares resta pouca coisa. Um exemplo é a Mata Atlântica.