Fruto das conversas mantidas pelo governador Jaques Wagner e a secretária de Estado norte-americana Condoleeza Rice, durante a visita dela à Bahia, em março deste ano, a inclusão do idioma inglês nas ações do programa Enter Jovem foi consolidada com a parceria do Grupo Neoenergia ao projeto.
Controlador da empresa Coelba, o grupo firmou, no dia 3/11, o termo de adesão ao programa, assegurando mais R$ 155 mil para as ações de capacitação profissional que beneficiam 2.100 jovens carentes de Salvador.
O Enter Jovem é desenvolvido em Salvador e Recife, numa iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Instituto Americano de Pesquisa (American Institutes for Research).
A solenidade, no Museu da Eletricidade e Centro de Eficiência Energética da Coelba, na Praça da Sé, contou com a presença do embaixador americano, Clifford Sobel, além de secretários de estado e do presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa.
“É uma parceria entre a agência americana e uma empresa privada que tem uma história com a Bahia e agora que se junta às ações estaduais para capacitar jovens carentes e prepará-los para inserção no mercado, principalmente no que se refere ao idioma inglês, muito solicitado pelas grandes organizações que estão vindo se instalar na Bahia”, afirmou o secretário Rafael Amoedo, de Indústria, Comércio e Mineração. Ele representou o governador no evento.
O Neonergia é o primeiro grupo empresarial brasileiro a doar recursos para o projeto. Além dele, a empresa americana Motorola era a única parceira da Usaid/AIR na ação. “Nosso compromisso com a Bahia não é apenas o de fornecer energia, mas também participar de ações sociais que beneficiem, sobretudo, a população mais carente do estado”, afirmou Marcelo Corrêa.
Em Salvador, o Enter Jovem foi iniciado em 2004, atingindo hoje jovens de 12 escolas públicas. O embaixador Sobel visitou, nesta segunda, uma das unidades beneficiadas – o Colégio Alípio Franco, no bairro do Bonfim. “Quem quiser entender o quanto este programa é sucesso, basta visitar a escola”, disse Sobel, satisfeito.
O Enter Jovem- Empregabilidade e Tecnologia é um programa de empregabilidade com o objetivo de capacitar e inserir, no mercado de trabalho, jovens em situação de risco social, na faixa etária de 16 a 24 anos.
Em quatro anos foram beneficiados 4,2 mil jovens dos programas, dos quais 650 já ingressaram no mercado do trabalho, muitos contratados pela Coelba.
Exposição
Na mesma solenidade de adesão do Grupo Neoenergia ao Enter Jovem, as autoridades presentes abriram, oficialmente, a exposição Impressões Visuais. A mostra fotográfica, que retrata momentos históricos do Brasil e Estados Unidos nos últimos 50 anos, fica em cartaz no “Museu da Coelba”, na Praça da Sé, até o dia 10 de dezembro.
Gjs/is