O grupo de ativistas do Greenpeace decidiu fazer um protesto em frente à sede do Facebook, maior rede social do mundo, pedindo que a empresa abandone o uso de carvão como combustível e passe a usar energia verde.
O Greenpeace recomendou aos simpatizantes que deixassem 50 mil comentários no Facebook, pedindo o uso de fontes de energia limpa. Mas a meta foi ultrapassada. Mais de 80 mil pedidos foram registrados no mural do Facebook, em apenas 24 horas, um Record que poderia no Guiness Book.
O protesto aconteceu uma semana depois de a popular rede social divulgar um projeto onde afirma que construirá instalações tecnológicas mais ecológicas que poderão reduzir o consumo de energia em até 38%. O Greenpeace exige mais do que isso.
“O Facebook é um ícone que de certa forma está mudando o mundo. Nós queremos que mude a forma que usa a energia, mas seus centros estão conectados a redes de energia suja. Embora a empresa leve muito a sério a eficiência energética, não leva em conta o tipo de energia que utiliza. O carvão é o principal causador da mudança climática”, disse o porta-voz do Greenpeace Daniel Kessler para a BBC Mundo.
No entanto, o vice-presidente de operações técnicas da Facebook, Jonathan Heillger, rebateu o Greenpeace, dizendo que em vez de preocuparmos com a energia que devemos escolher e seu impacto no meio ambiente, devemos reduzir o CO2 e melhorar o ambiente consumindo menos energia “e isso é o que estamos fazendo”, disse.
O Greenpeace sempre foi original em seus protestos e na capacidade de chamar a atenção do mundo, como da vez que formou uma montanha de sapatos velhos e de outra vez que organizou um protesto, usando um robô gigante feito de lixo eletrônico.