Conforme publicado no Diário Digital o Greenpeace criou um robot gigante, totalmente feito com lixo electrónico, para protestar contra a Philips, em Amesterdão, na Holanda, no sentido de alertar contra a política da empresa em relação ao lixo deste tipo.
O protesto decorreu quinta-feira, em frente ao hotel que sediava um encontro entre funcionários da gigante holandesa de produtos electrónicos, que, de acordo com os activistas, não promove a reciclagem das suas matérias inutilizadas.
«A fabricante deveria responsabilizar-se pelo lixo electrónico que produz e instalar sistemas de recolha em todos os países onde actua», defendeu um porta-voz da Greenpeace, que tem lutado para que as companhias se tornem financeiramente responsáveis pelos despojos que produzem.
Entre os produtos que saem das linhas de montagem da empresa estão escovas de dentes eléctricas, televisões, máquinas de barbear e leitores de MP3, mas, para o director da Philips, Gerard Kleisterlee, parte da responsabilidade da reciclagem destes objectos é dos consumidores e dos governos.