Os pais contribuem com o excesso de peso das filhas, quando permitem que elas tomem diariamente 2 ou mais sucos ou outras bebidas açucaradas. Essa é a conclusão de um estudo, divulgado pela agência de notícias Reuters.
Consumir bebidas açucaradas até a idade de 5 anos é a causa principal da gordura que a pessoa vai acumular nos próximos 10 anos, segundo a Dra. Laura Fiorito, da Pennsylvania State University, University Park.
A gordura corporal durante a adolescência está relacionada ao excesso de peso que a pessoa vai ter na fase adulta, bem como a problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas, segundo nota de Fiorito, publicada no jornal científico American Journal of Clinical Nutrition.
Quem toma leite e sucos de fruta natural sem açúcar não corre risco de alteração de peso, mas quem bebe até dois copos de sucos açucarados ou refrigerante, todo dia, vai adquirir maior percentual de gordura corporal.
Por exemplo, meninas com a idade de 5 e 15 anos que tomavam até um copo de bebida açucarada por dia, tinham, respectivamente, de 16 e19 por cento de excesso de peso. As que tomaram dois ou mais copos de bebidas adoçadas, adquiriram 39 por cento de sobrepeso.
Portanto, quem tem crianças deve diminuir ao máximo a quantidade de bebidas açucaradas que elas bebem se não quiserem que no futuro fiquem gordinhos, correndo riscos de diabetes, doenças cardíacas e até câncer.