O diretor geral do Google na Espanha, Javier Rodríguez Zapatero, explicou que para esta empresa a Internet em seu conjunto se entende como uma grande rede social, e que nesta filosofia se baseia iniciativas e produtos da Google. Falando à Reuters, em Barcelona, onde a Google lançou esta semana a iniciativa Conecta o seu negócio, Javier Rodriguez destacou a importância das redes sociais “o que está acontecendo na Internet é fascinante, porque a rede está se tornando muito social.”
“Nesse sentido, a Google tem a clara filosofia de entender a própria Internet como uma grande rede social, e quanto mais aberta seja a Internet para aumentar esta capacidade, de ser em si mesma uma rede social, mais benefícios teremos como usuários e mais nos beneficiaremos da rede”, acrescentou.
Javier Rodriguez afirma que o reflexo dessa filosofia é que “muitos dos serviços que oferecemos têm um forte componente social, como o Picassa, onde os usuários podem compartilhar fotos, ou o YouTube, o portal de vídeos da Google através do qual “qualquer pessoa na rede pode compartilhar esse conteúdo, passando-o para o Facebook, Twitter ou blog”.
Novos lançamentos do Google
Assinado em 2008 pela Google, quando ele era vice-presidente comercial da Yahoo! Europa, Javier Rodriguez Zapatero, que não tem laços familiares com o primeiro-ministro (“o apelido é uma anedota com o qual eu vou ter que viver o resto dos meus dias”), afirma que sua companhia quer continuar crescendo, mesmo em mercados em crise, como a Espanha.
“A Espanha, com um ambiente macroeconômico não especialmente bom, é um país onde a Google atua focalizando no desenvolvimento de pequenas e médias empresas. A estratégia de prestação de serviços às empresas é o Conecta o seu negócio, um projeto que pretende ajudar dezenas de milhares de empresas espanholas a ter uma página web “simples e fácil de usar” e, portanto, beneficiar-se de suas vantagens para tornar seus produtos conhecidos e aumentar sua produtividade.
Outra inovação foi o lançamento recente do Google Shopping, um buscador em produtos vendidos na Internet e que mostra o que as lojas têm, e oferece uma comparação de preços. Um serviço gratuito para as empresas. Sobre o Google Business Photos, uma recurso do Google Maps que permitirá ver imagens do interior das lojas através do sistema “Street view”, Javier Rodriguez disse que “é um dos muitos recursos que estão sendo lançados para ajudar as pequenas empresas”, embora desconheça quando chegará à Espanha e Europa, depois de ser lançado inicialmente nos EUA, Japão e Austrália.
Questionado se a maior concorrente da sua empresa é a Apple, Microsoft, Yahoo, Facebook ou Twitter, ele respondeu que “provavelmente o maior concorrente do Google não conhecemos hoje, porque estamos em um mundo onde as mudanças e o ritmo da inovação é tão grande que podem surgir ideias que mudem a maneira de fazer as coisas na Internet”. (Fonte: 20minutos.es)