Imagine uma frota de robôs voando acima do topo das montanhas de Titã, uma lua de Saturno, atravessando as imensas dunas e navegando pelos lagos líquido daquele mundo.
Antigamente isso era uma fantasia existente em livros ou filmes de ficção científica, mas em breve será uma realidade.
O cientista Wolfgang Fink, durante sua visita ao Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, disse que “estamos à beira de uma grande mudança de paradigma na exploração planetária, e em breve os exploradores robóticos não serão nada parecido com os que conhecemos hoje”.
Fink, que é professor de Microeletrônica da Universidade do Arizona, em Tucson, falou ainda que em pouco tempo vão começar a construir robôs baratos que poderão tomar suas próprias decisões ou atuarem em conjunto com outros, em localidades distintas, simultaneamente:
“Um dia uma frota inteira de robôs será comandada automaticamente ao mesmo tempo e serão os nossos olhos, orelhas, braços e pernas, no espaço, no ar e no solo, explorando o desconhecido e nos fornecendo as informações em tempo real”, acrescentou o cientista.
Documentos que descrevem esta nova exploração são publicados na revista “Computer Methods and Programs in Biomedicine” e no Proceedings of the SPIE.