A fotografia mais antiga do mundo, segundo os especialistas, pode ser a imagem de uma folha impressa em um papel sensível à luz.
A imagem – chamada de desenho fotogênico – estava para ser leiloada pela Sotheby’s, em Nova York, mas acabou sendo retirada do leilão para que o assunto seja devidamente investigado, conforme noticiado pela BBC , que traz outras informações:
O desenho fotogênico foi criado colocando uma folha sobre um papel sensível à luz e o expondo ao sol.
Acreditava-se que a imagem havia sido criada em 1839, por William Henry Fox Talbot, considerado, juntamente com Louis-Jacques-Mandé Daguerre, o pai da fotografia moderna.
Mas, agora, há suspeitas de que a imagem pode ter ser sido criada mais de 30 anos antes, por volta de 1805.
“Depois da publicação do católogo para a venda da Quillan Collection, especialistas em fotografia iniciaram um intenso debate sobre as origens da folha”, disse a diretora do departamento de fotografia da Sotheby’s, Denise Bethel.
Experimento
Depois de inspecionar a imagem, o especialista Larry Schaaf encontrou um “W”, indicando, na opinião dele, que o trabalho pode ser obra de Thomas Wedgwood, filho de Josiah Wedgwood, fundador de uma famosa casa de porcelanas inglesa.
Thomas Wedgwood teria realizado experimentos com fotografia a partir de 1790, mas nenhuma das obras teria sido ainda identificada.
Na época, Wedgwood vivia em Bristol, e o desenho da folha faz parte de um álbum que pertencia a Henry Bright, também de Bristol.
“A possibilidade de uma conclusão definitiva sobre a origem desse desenho fotogênico é excitante”, disse Bethel.