Formiga é a denominação de todos os insetos himenópteros da família dos formicídeos, que formam sociedades perenes compostas por rainhas, machos e operárias.
As formigas vivem em um avançado nível de sociedade e estão entre os insetos mais populares. Existem mais de 12 mil espécies delas espalhadas pela por todos os lugares do planeta Terra, menos nas regiões polares.
Algumas espécies de formigas constroem impressionantes obras e engenharia, normalmente subterrâneas, com um complexo sistema de túneis e câmaras com funções especiais – para o armazenamento de alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde são tratadas as larvas, etc.
As formigas vivem organizadas em uma sociedade onde as tarefas são divididas pelo tamanho ou pela idade do indivíduo.
A comunicação entre elas acontece através de uma química chamada feromonas, substâncias químicas mais desenvolvidas nas formigas do que em outros grupos de himenópteros. Quando a obreira encontra comida, ela deixa uma trilha de feromônio que é seguido por outras formigas do local da comida até a colônia. O sinal é reforçado, à medida que elas vão percorrendo aquele caminho.
Quando o alimento acaba, as trilhas não são remarcadas pelas formigas que voltam e o cheiro se dissipa.
A Bíblia e as formigas
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado. (Provérbios 6.6-11).
É verdade que:
- As formigas trabalham muito
- Elas trabalham em equipe
- Tem um determinado objetivo a alcançar
- Não morrem de fome
- Não são vistas cochilando