Fantasias de halloween para criança são elaboradas em algumas escolas, dentro das normas de segurança, como lembrança para o chamado Dia das Bruxas para alguns, ou Halloween para outros. Além dos eventos escolares, muitos pais compram, cegamente, fantasia de halloween para seus filhos, sem observar os perigos que podem representar para as crianças.
Antes de comprar uma fantasia de halloween para criança, preste atenção nestes conselhos cuja finalidade é evitar riscos para seus filhos:
1. Etiquetas
Ao pegar uma fantasia de halloween para criança, observe seus componentes – disfarces, mascaras, maquilagem, etc. – e veja se tem etiqueta, incluindo a marca do produto, dados que identificam o fabricante, importador ou distribuidor, instruções e advertências.
- Tamanho da fantasia de halloween para criança
Alguns pediatras americanos aconselham que os pais não comprem fantasias muito largas, evitando desta forma que as crianças tropecem e caiam ou tenham outros problemas.
- Lentes decorativas
Comprar lentes de contato decorativas para o halloween, sem a devida supervisão de pessoal qualificado, pode trazer consequências sérias. Gaste seu dinheiro, comprando lentes em ambientes qualificados e com etiqueta no seu idioma.
- Produtos de maquilagem
A maquilagem, que faz parte da fantasia halloween usada por crianças, também deve ter rótulo onde consta os ingredientes do cosmético, pois muitas pessoas sofrem de alergias a determinados produtos. Os rótulos devem conter precauções e instruções de uso.
- Máscaras e perucas
Observe se as máscaras tem orifícios na posição dos olhos, boca e nariz e se a abertura é de tamanho adequado, para evitar os riscos de asfixia. Veja se tem etiqueta em português e se os materiais usados na fabricação não são inflamáveis. Especialistas dão estes conselhos para todos que querem comprar fantasias de halloween para criança.
- Cordões e sombreiro
Observe se os cabos ou cordões no pescoço estão dentro dos padrões de segurança de fantasias de halloween para criança. Se forem compridos demais a criança corre risco de se enforcar. Observe se o sombreiro tem algum objeto pontiagudo. Se tiver, não compre.
- Arco e flecha
Observe o arco e flecha. Se tiver algum componente que possa soltar facilmente e ser engolido pela criança, não compre.
O que é halloween
O Dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural, típico de países da língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas.
O primeiro registro do termo “Halloween” é de cerca de 1745, segundo registros da Wikipédia. Derivou da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. No Cristianismo existe o costume de celebração das chamadas Vésperas. No último serviço religioso do dia, depois do anoitecer, se celebra o dia que está por vir. Na Antiga Religião celta existia o Samhain, a Festa dos Mortos (no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro). Com a Cristianização das Ilhas Britânicas, de maioria Celta, houve uma mistura dos costumes das 2 religiões.
Muitas escolas brasileiras fazem referência ao evento, no dia 30 de outubro, através de festejos infantis. Existem também festejos organizados por adultos.
Segundo as crenças populares, no dia das bruxas, as almas saem dos túmulos e vagam pelas ruas, provocando medo em todos os que encontram. E esta lenda inspira fantasias de halloween para criança em diversos lugares do Brasil e do mundo