- A cifra aumenta para 85,5% entre os jovens de 10 a 18 anos
- Jovens espanhóis são considerados como os que fazem uso intensivo de novas tecnologias
- Começam a usar celular entre os 12 e 12 anos
- 90% usam a Internet para estudar ou fazer trabalho em casa
61% das crianças entre 6 e 9 anos disseram que navegam sozinhos na Internet, uma cifra que aumenta para 85,5%, no caso dos adolescentes de 10 a 18 anos, conforme estudo feito pela “Interactive Generation na Espanha. Crianças e adolescentes nas telas”, que foi apresentado Fórum Interativo Gerações. A notícia é do jornal espanhol Consumer.
A Internet já ultrapassa a televisão e celulares nas preferências das crianças e adolescentes, com alta penetração nos lares com crianças, já que 89% dos adolescentes e 87,2% das crianças dizem que navegam a partir de casa, segundo informe publicado pela Fundación Telefónica.
A pesquisa realizada através de 13.000 questionários, enviados a 113 escolas de toda a Espanha, demonstra e caracteriza as crianças e jovens espanhóis “como uma geração que faz uso intensivo das novas tecnologias”, disse o vice-presidente do Fórum de Gerações Interativas, Manuel Echanove. Além disso, “destaca muitos desafios educacionais e sociais expostos e a necessidade de um compromisso global para promover o uso adequado da exposição das novas tecnologias aos jovens”, acrescentou.
Quatro em cada dez jovens têm seu próprio site ou são geradores de conteúdos digitais, segundo os autores do estudo, Xavier Bringué e Charo Sábada, da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra. Os temas mais frequentes são música, esportes e jogos, acrescentaram.
Charo Sábada qualificou os jovens como “geração mobilizada”, pois “frequentemente ganhem seu primeiro celular entre 10 e 12 anos.” 29% das crianças declararam que usam um celular, enquanto os 83% dos adolescentes usam. Os usuários chegam a quase 100%, depois dos 17 anos. Ele também falou sobre essa geração como “emancipada”, observando que um em cada três adolescentes tem o computador e televisão em seu quarto. Eles também aprendem a utilizar as novas tecnologias de forma independente, disse ele.
Xavier Bringué apresentou também as oportunidades e desafios das conclusões do relatório. Sinalou a escola como o melhor exemplo de integração de novas tecnologias, pois “mais da metade dos professores usam a Internet para ensinar.” Além disso, mostrou que 90% dos jovens usam a internet para estudar ou fazer trabalhos de casa. No entanto, o relatório denuncia que 8% dos jovens entrevistados admitiu ter recebido imagens e mensagens ofensivas através da Internet. Muitos jovens admitem que estão presos às novas tecnologias e 38% dos usuários de celulares disseram que nunca desligam seus aparelhos.