Pesquisadores da University College London, na capital britânica, fizeram um estudo e concluíram que dietas ricas em alimentos industrializados tornam a pessoa mais propensa a sofrer de depressão.
Em contrapartida, as pessoas que comem legumes, verduras, frutas e peixe em abundância correm menos riscos, conforme o estudo descrito na revista científica British Journal of Psychiatry.
A pesquisa recolheu informações sobre a dieta de 3,5 mil funcionários públicos britânicos que foram divididos em dois grupos. Um formado por aqueles que consumiam alimentos integrais, frutas, legumes e peixe. No outro, ficavam os que comiam principalmente alimentos industrializados, como sobremesas açucaradas, alimentos fritos, carne industrializada, cereais refinados e produtos laticínios ricos em gordura.
Cinco anos depois os pesquisadores monitoraram a ocorrência de depressão nos dois grupos, levando em conta fatores como sexo, idade, educação, atividade física, doenças crônicas e o hábito de fumar.
Os que comiam mais alimentos integrais apresentaram 26% menos riscos de desenvolver depressão do que os que consumiam menos alimentos integrais.
Em contraste, os que comiam mais alimentos industrializados apresentaram 58% mais riscos de desenvolver depressão do que os que comiam poucos alimentos industrializados.