Ícone do site O Brasileirinho

Estatística de leitura – crianças e jovens leem mais do que seus pais

Menino Leitura Estudando Livros Crianças Jovem. Foto: Pixabay /White77
Menino Leitura Estudando Livros Crianças Jovem. Foto: Pixabay /White77

Somente aqueles pais extremamente estúpidos dizem que os filhos não gostam de ler. Não é exagero afirmar que 100% das crianças gostam de livros, mas dependem do estímulo dos pais para que venham a ser bons leitores.

Quer experimentar? Pegue um livro adequado para a faixa etária da criança e a convide para ler uma história. Elas sentam em uma posição confortável e ficam aguardando, com grande interesse, o pai ou a mãe ler a história.

Este interesse continuaria se os adultos comprassem livros para seus filhos, sentassem com eles e pedissem sua opinião sobre as histórias que leram e que mais gostaram. Enfim, se os pais demonstrassem para os filhos que ler um bom livro é dá mais prazer do que ficar diante da televisão ou video-game o tempo todo.

Achei interessante um vídeo publicado no YouTub, mostrando uma criança estimulando um adulto a ler. Nas imagens, a criança lê um livro, mas sua mãe a pressiona para irem embora. A jovem escolhe um livro para a mãe e acaba envolvendo-a no mundo da leitura.

No Brasil, as crianças e jovens leem mais que os adultos, conforme a pesquisa Retratos da leitura no Brasil. A média é de 8,5 livros para a faixa etária de 11 a 13 anos e 4,2 para adultos de 30 a 39.

Sair da versão mobile