Se pararmos para pensar, percebemos que a nossa vida é um labirinto; que para saírmos de dentro dele, podemos escolher um dos três caminhos da vida.
Quando nascemos, entramos nesse labirinto, durante o crescimento, andamos, andamos e andamos à procura da saída. Na adolescência, ficamos confusos por onde continuar, mas continuamos. Num certo dia, sem percebermos que o tempo passou, já somos adultos. Aí sim, chegou a hora de escolher um dos caminhos para seguir pelo resto da vida.
Alguns escolhem o caminho certo, chamado o caminho da sabedoria. Este é o amor, a amizade, o trabalho e a paz; com ele, seguem em frente.
Outros escolhem o caminho errado, chamado o caminho da escuridão. É a “morte” com a ganância, com as drogas e com as guerras; e com ele é difícil se seguir, e se segue é por pouco tempo.
Qualquer uma dessas pessoas seja o que escolheram, antes de acharem o seu próprio caminho, passou por um outro, o caminho de ilusão. Por ele, só passou, mas não seguiu, pois não podemos viver só de ilusão; mas também ninguém consegue viver só da realidade. Por isso nesse caminho se passa e se volta.
Está aí, o destino em suas mãos, basta apenas você escolher.
Jamila Oliveira Araujo,
(texto escrito aos 12 anos)