Ícone do site O Brasileirinho

Escola Mãe dos Humildes: 80 alunos em Campeonato de Karatê

Campeonato-Karate-Escola-Mae-Humildes-Imagem5

Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Mãe dos Humildes participarão da 13ª edição do Campeonato de Karatê Shotokan, neste domingo (30), pela Associação de karatê Shotokan do distrito. O karatê ser uma arte marcial, um esporte e uma atividade física que educa o corpo e a mente dos seus praticantes.

O evento, que começa no horário provável das 9 horas, no Clube Juca Eventos, vai contar também com a participação de atletas da própria academia e cerca de 200 de diversas outras. Entre elas, a Associação de karatê Budo Kai, e Clube de Karatê da comunidade do Fulô.

Para o presidente da associação organizadora Deobaldo Amorim dos Santos, a realização do campeonato já é tradicional no distrito e contar com a participação dos estudantes da Mãe dos Humildes é motivo de muita honra. “É um número grande de estudantes que estarão participando desse evento. Minha alegria consiste em saber que eles estão aprendendo que o karatê não é para atos de violência mas deve ser um instrumento de educação corporal e também do espírito por inspirar o equilíbrio emocional”, relatou o coordenador, que também é instrutor da criançada na escola.

 

Deobaldo é penta campeão baiano de karatê shotokan; campeão na categoria Comitê de karatê nacional e em junho passado, ele ficou em 5º lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Brasília, Distrito Federal.

A alegria maior foi do menino Jonas Santos do Nascimento, 11 anos. Ao saber que vai participar do evento, ele não escondeu a felicidade. “Estou muito alegre porque o karatê é muito importante. Aqui na escola a gente aprende que a violência não resolve o problema, pelo contrário, cria mais problemas ainda e o karatê nos inspira a paz, melhora o nosso corpo e eu me sinto muito feliz praticando esse esporte”, disse Jonas, que é estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, na Mãe dos Humildes.

Assim como Jonas, Joseane Ferreira Santos Barreto, 9 anos, estudante do 3º ano do Ensino fundamental da Escola mãe dos Humildes disse que o karatê se consolida como uma prática esportiva que desenvolve o corpo, a disciplina, melhora a concentração e a aprendizagem. “O karatê é um esporte que ajuda a meditar e conter a indisciplina”, completou a professora Roza Angélica, coordenadora do Programa Mais Educação, que viabiliza a prática educativa na escola.

“Esperamos contar com o apoio de toda a sociedade para prestigiar essa brilhante iniciativa que integra escola versus comunidade. Entendo que a prática educativa não pode estar desvinculada do contexto de vida do estudante. A escola só faz sentido se valorizar o perfil do estudante por inteiro e é isto que fazemos aqui na Mãe dos Humildes”, justificou e convidou o professor Reginaldo da Silva Santos, coordenador pedagógico da unidade de ensino.

Sair da versão mobile