Em termos de evolução tecnológica nada mais me surpreende. A cada ano que passa, parece que estamos em um mundo completamente diferente.
O presidente e diretor geral da empresa Google, Eric Schmidt, falou, na semana passada no Gartner Symposium / ITxpo Orlando 2009, sobre algumas mudanças que acontecerão na internet, dentro de no máximo cinco anos.
Segundo ele, o chinês será o principal idioma, acabando com a supremacia da língua inglesa. Desaparecerá a separação que existe entre rádio, televisão e web. Conteúdos em vídeo e informações em tempo real, dominarão o que se refere a conteúdos. As pessoas mudarão de uma aplicação para outra sem nenhum problema.
Tudo isso será possível, porque as conexões com a internet não serão inferiores a 100MB, algo espantoso, pois ainda existem milhões de pessoas com conexão discada. Milhões de adolescentes estarão participando ativamente das redes sociais.
Eric comentou sobre o conceito “tempo real”, dizendo que em cinco anos isso não será exclusividade apenas do Facebook ou Twitter. Haverá outros.
O que mais me surpreendeu foi sua afirmação de que as informações geradas pelos internautas serão mais importantes dos que as vindas de fontes tradicionais. Bastará um bom posicionamento na rede para que outros usuários passem a acessar o conteúdo.
Algo deste tipo já começa a acontecer com a rede social Twitter, utilizado atualmente como periódico, por causa da instantaneidade. O Twitter deixa os meios de comunicação clássicos para segundo plano, como ferramentas desatualizadas.
Pingback: Tecnologia de 2010: avança a "nuvem" e a "realidade aumentada" | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens