Ícone do site O Brasileirinho

Como ensinar as crianças sobre o trânsito e garantir sua segurança

Por: Jeniffer Elaina

Ensinar as crianças sobre o trânsito pode ser algo divertido que ajudará a diminuir o número de acidentes e a ter motoristas mais conscientes no futuro.

Os pequenos estão aprendendo sobre o mundo e muitas vezes não tem consciência dos perigos que estão correndo.

Ensinar as crianças sobre o trânsito é uma das maneiras de garantir a segurança delas desde novas e criar hábitos que serão levados para toda a vida.

Segundo dados do DataSUS, das mortes registradas com crianças em acidentes de trânsito, em primeiro lugar aparece como causa os ocupantes de veículos e em 2º lugar os atropelamentos.

Muitos desses casos poderiam ser evitados se as crianças soubessem como se comportar e lidar com o trânsito. A questão é que educar os pequenos exige um pouco de conhecimento e técnicas adequadas para cada idade.

Criança brincando de dirigir. Foto: Pixabay/hadesdaiphat

O que é a educação no trânsito para crianças?

A educação no trânsito não é um disciplina que consta na grade curricular escolar, porém, tem tanto importância como outras matérias.

É possível dizer que nesse aspecto é preciso ensinar muito mais do que placas de trânsito e regras, bem diferente do que ocorre com um adulto quando está tirando sua habilitação.

As crianças precisam ser ensinadas muitos mais sobre comportamento e com isso garantir que os hábitos sejam incorporados no dia a dia. É preciso ensinar de forma prática para que vejam a aplicabilidade, mas, também de maneira lúdica.

A educação no trânsito para as crianças é uma forma de garantir que elas aprendam e adotam medidas de segurança nas vias públicas.

Como ensinar as crianças sobre o trânsito?

Entender as responsabilidades e papel de cada um é o primeiro passo para ensinar sobre trânsito.

Os pais e familiares precisam se incluir nesse processo. No dia a dia podem ensinar hábitos simples como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, usar cadeirinha ou cinto de segurança no carro, não andar no meio da rua e outros.

Explicar sobre cada placa quando está andando de carro com o pequeno e como funcionam os semáforos, pode ajudar.

É claro que as crianças aprendem por meio de exemplos, por isso é de extrema importância que além de falar, os pais, façam as coisas certas.

Alguns departamentos de trânsito já entenderam a importância de conscientizar sobre o trânsito desde os primeiros anos de vida. Eles costumam realizar ações para as crianças que permitem eu elas aprendem da forma lúdica e divertida.

Por meio de vídeos, teatros de fantoches e até mesmo pistas em que eles podem “dirigir” pequenos veículos são válidas. As crianças podem aprender a teoria e depois aplicar na prática quando estiverem simulando no dia a dia. Nesse caso é importante que elas tenham a visão como pedestres e motoristas.

As escolas também devem cumprir o seu papel de preparar as crianças para a vida. Elas podem fazer parcerias com os órgãos de trânsito e também realizar ações próprias.

O lúdico é o que sempre deve predominar, para isso podem ser feitos jogos com as placas de trânsito, uso de tabuleiros, teatros e até mesmo histórias em que os pequenos possam interagir.

Os recursos para ensinar as crianças sobre o trânsito são ilimitados e a tecnologia pode ser uma aliada. Alguns aplicativos podem ajudar a complementar o que os pequenos sabem e podem ser acessados de qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel.

Colocar o aprendizado em prática

Ao aprender de forma lúdica, não se pode deixar que a criança pense que é apenas uma brincadeira o que ela aprendeu. É preciso garantir que ela consiga colocar em prática e dessa forma reforçar a informação.

Aos pais cabe garantir essa rotina. Pode-se, por exemplo, fazer com que a criança sempre lembre da importância de usar o cinto de segurança. Quando for atravessar a rua deixe que ela veja se está vindo carro e diga a hora que é seguro atravessar.

Se o pequeno anda de bicicleta em via pública, garanta que ele colocará o capacete e que só vai circular em ciclofaixas ou locais permitidos.

Quanto mais importante o pequeno se sentir em relação ao cumprimento das regras, mais isso se tornará um hábito.

Ao ensinar as crianças sobre o trânsito é possível garantir que elas fiquem mais conscientes sobre ele e adotem mais medidas de segurança. Como resultado é possível diminuir o número de acidentes com esse tipo de vítima.

Um outro ponto positivo de ensinar as crianças sobre trânsito desde cedo é que elas acabam levando esses hábitos para a vida adulta. Dessa forma teremos melhores motoristas que respeitam a lei e principalmente a vida do próximo.

Por: Jeniffer Elaina
Fontes: SeguroAuto.org e Portal do Trânsito.

Sair da versão mobile