Dicas gerais na compra de um leitor eletrônico
* Focar o tamanho da tela, a vida da bateria e formatos para serem lidos.
* Verificar se é confortável tocar os botões do dispositivo.
* Veja se dispõe de conexão de internet sem fio.
* Verifique seu peso.
* Avaliar os prós e contras (o Kindle, por exemplo, que começa a ser comercializado fora dos Estados Unidos, é um dos meios de comunicação mais atraentes, mas a sua maior vantagem é o fato de o catálogo da Amazon está disponível em Inglês; a iLad (holandez ) tem wi fiy e uma tela de alta qualidade, mas é mais pesado, pode ser um pouco lento e muito caro …)
* consultar tabelas comparativas cos diferentes modelos. Podem ser encontradas em muitos sites da Internet, por exemplo, ZonaEbook, Soitu, TodoPocketPC …
ESTANTES VIRTUAIS
As novas bibliotecas
Alguns sites onde podemos ler e-books:
* Projeto Gutenberg, Biblioteca Virtual de Literatura, Fundação Biblioteca Nacional, Biblioteca Cervantes Virtual.
Existe uma relação completa de bibliotecas digitais em português que você pode consultar.
O FUTURO
Metade dos negócios
Editores, livreiros e profissionais envolvidos na indústria editorial e das novas tecnologias preveem que o livro eletrônico, em 2015, representará 50% do negócio dos editores, embora atualmente o volume de tais livros seja de apenas 1%.
A empresa de tecnologia iSuppli prevê que o benefício dos livros eletrônicos crescerá de 3,5 milhões (2,6 milhões de euros) em 2007 para alcançar $ 291 milhões em 2012.
Mudança radical
O editor de Magda Polo Pujadas considera que a generalização do livro eletrônico irá produzir grandes mudanças no mundo editorial já que desaparecerão impressoras e encadernadores. O editor além de cumprir suas funções atuais deverá também se envolver na criação dos originais.
Por outro lado, qualquer pessoa pode, em princípio, editar seu próprio livro. O fenômeno do “boca a boca” na internet (cada vez mais poderoso, graças a sites como o YouTube ou as redes sociais) envolve mudanças importantes em relação a os modelos tradicionais de comercialização e marketing.
Oportunidade para as pequenas
O livro eletrônico pode dar visibilidade global para os pequenos editores, que terão uma oportunidade comercial importante, caso se incorporem ao mundo digital.
Novas formas de escrita e leitura
Em alguns casos, e em alguns gêneros, é possível incluir links no texto ou interagir com o leitor. Os formatos literários tradicionais poderiam estar mais próximos de outros usados atualmente, por exemplo, nos blogs.
Os envolvidos
Algumas opiniões recolhidas pela agência de notícias EFE em Feira Internacional do Livro (Liber 2009) Madrid:
* “O livro eletrônico é uma grande oportunidade de negócios, mas de nenhuma maneira implicará a morte do papel (Grêmio de Editores).
* “Pela primeira vez há um movimento enorme no mundo editorial, mas também muita preocupação, porque ninguém sabe o que vai acontecer” (Leer-e, uma empresa especializada na comercialização de e-books).
* “Os editores têm de mudar seus padrões de trabalho e adaptar-se a um processo que não tem marcha-atrás” (Ulzama Digital).
(Baseado no texto original de MIGUEL MÁIQUEZ: 20minutos)
Leia também:
Ebooks – livros ecológicos versus livros tradicionais – parte I
Ebooks – livros ecológicos versus livros tradicionais – parte II
Pingback: Ebooks – livros ecológicos versus livros tradicionais – parte I | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens