Acho que o Brasil ainda tem muito que fazer e aprender. É revoltante a situação da dengue em nosso país. De acordo com um dos coordenadores do Departamento de Doenças Tropicais da OMS, Michael Nathan, do total de 900 mil casos de dengue registrados em todo o continente, 560 mil ocorreram no Brasil.
As estatísticas da OMS mostram que em vez de redução houve uma progressão no número de casos de dengue no Brasil desde 2004, quando o país registrou 112 mil infectados.
Em 2005, os casos de dengue saltaram de 112 mil para 204 mil. Em 2006, aumentaram para 346 mil e em 2007, nosso Brasil mostra para o mundo que é realmente um país esculhambado. O número dos casos de dengue passaram para 560 mil.
Pior de tudo é que a dengue no Brasil contribui para o crescimento do índice em todo o continente.
Dois de cada três casos de dengue nas Américas ocorrem no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o especialista, no ano passado, o Brasil registrou 1,5 mil casos de dengue hemorrágica, uma pequena fração dos 26,4 mil detectados em todo o continente.
Ele lembrou também de que o Brasil, junto com outros países sul-americanos, conseguiu erradicar o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, na década de 50, eliminando os casos da doença.
Mas com o crescimento da densidade populacional nas áreas urbanas desde então, o mosquito, que vive nas cidades, voltou a se proliferar.
“A enorme quantidade de lixo que se produz, a água parada em pneus e vasos de plantas é um prato cheio para o mosquito”, diz Nathan.