Foto: flickr de Elis Marchioni
Um importante estudo sobre doenças das crianças e jovens foi publicado pela revista especializada Brain, Behavior and Immunity.
A revista relata que uma pesquisa uma pesquisa conduzida por pesquisadores americanos sugere que crianças cujos pais são estressados ou deprimidos pegam mais doenças e infecções do que as crianças de pais que não sofrem de estresse ou depressão.
Os especialistas, da Universidade de Rochester, conforme publicado no site da BBC, acompanharam 169 crianças ao longo de três anos durante os quais os pais registravam a incidência de doenças nos filhos, reportando-as a psiquiatras a cada seis meses.
Os pesquisadores, coordenados pela médica Mary Caserta, observaram que a ocorrência de doenças era maior entre as crianças cujos pais tinham altos níveis de “estresse emocional”.
A equipe ainda avaliou amostras de sangue das crianças e verificou que as que tinham pais estressados apresentavam maiores níveis de células imunológicas, que viajam pelo corpo combatendo organismos estranhos.
A relação entre estresse e baixas no sistema imunológico já era conhecida, mas os pesquisadores americanos foram além ao trazer evidências que mostram que o problema pode ser transmitido dos pais para os filhos.
Os pesquisadores reconheceram, no entanto, que ao permitirem que os pais medissem o grau de doenças dos filhos poderiam mascarar os resultados, já que os pais mais ansiosos poderiam ter mais tendência a achar que seus filhos sofriam do mesmo mal.
Ainda assim, sustentam que os resultados sugerem uma forte ligação entre estresse dos pais e saúde das crianças.
Puxa, essa foto que ilustra o texto é minha, porém eu não tenho filhos e não os terei. Esse rapaz é meu marido, não sei se ele gostará de saber que ilustra um texto sobre pais estressados.
Não somos estressados!
A foto é da Agência Estado.