A desidratação vitima mais crianças e adolescentes de até 14 anos de idade em São Paulo, segundo levantamento divulgado hoje (28) pela Secretaria Estadual de Saúde. Das 3.401 internações por consequência do problema este ano, 79% foram de pessoas nessa faixa etária.
A maioria dos casos ocorreu no verão, entre os meses de janeiro e abril, quando 1.438 atendimentos foram registrados, conforme noticiado na Agência Brasil/Elaine Patrícia Cruz:
Os principais sintomas da desidratação são sede, náusea, boca seca, fraqueza, desconforto geral, cansaço e, em casos mais graves, cãibras musculares, calafrios e vômitos.
Segundo a Secretaria de Saúde, para evitar a desidratação é importante ingerir bastante líquido e optar pelo uso de roupas mais leves.
Caso os sintomas de desidratação sejam percebidos, pode-se tomar o soro caseiro. Para prepará-lo, é preciso adicionar uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar a um litro de água mineral, filtrada ou fervida. O soro caseiro deve ser tomado em pequenas doses.