Ícone do site O Brasileirinho

Descobrem um manuscrito com a história real de Newton e a maçã

Manuscrito original de William Stukeley (Royal Society de Londres)

Fico impressionado com a quantidade de revelações científicas e históricas que tem ocorrido ultimamente no mundo, entre as quais uma sobre o famoso Isaac Newton que nasceu em 4 de janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileu) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra.

O anúncio veio da Royal Society de Londres. A entidade divulgou a existência de um manuscrito que originalmente contava a história de como o brilhante cientista britânico Isaac Newton inspirou suas teorias físicas desde a queda de uma maçã.

Detalhes do ‘Eureka’ de Newton, quando ele descobriu a chave para formular sua famosa teoria da gravidade, fazem parte de uma biografia sobre el, escrita por William Stukeley, em 1752.

O manuscrito permaneceu escondido nos fundos da Royal Society, durante séculos. Neste ano de 2010, a instituição celebra seu 350 º aniversário e quer igualar o aniversário com a publicação do manuscrito através do seguinte endereço: http://royalsociety.org/turning-the-pages/.

Martin Rees, presidente da organização científica que já presidiu Newton explicou também que “a biografia de Stukeley é uma ferramenta valiosa para os historiadores da ciência” e disse que o acesso à Internet para o documento “permite que qualquer um vê-lo como se tivesse em suas mãos.”

Como explicou Rees, o biógrafo Stukeley era amigo de Newton e viu as suas reflexões sobre a teoria da gravidade, quando ambos estavam sentados sob a sombra da macieira que o cientista tinha no jardim de sua casa.

Em um trecho de seu livro “A vida de Sir Isaac Newton”, Stukeley escreveu: “eu disse que tinha sido na mesma situação quando a noção da gravidade surgiu em sua mente. Foi algo causado pela queda de uma maçã, enquanto ele estava sentado em uma atitude contemplativa. No mesmo instante ele se perguntou: Porque é que a maçã sempre desce perpendicularmente ao solo, ele se perguntou.

Newton foi o primeiro cientista que provou que as leis naturais que regem o movimento da Terra é a mesma que governa o movimento dos corpos celestes.

É considerado como o maior cientista de todos os tempos. Sua obra é citada como o ponto culminante da revolução científica que ocorreu no século XVIII.

Sair da versão mobile