Em qualquer dia e hora acontece um tipo de violência contra crianças e adolescentes no Brasil, mas nem sempre as vítimas ou seus parentes se interessam em denunciar o crime. E assim os praticantes da violência continuam agindo livremente, como se nada tivesse acontecido.
Os especialistas dizem que o silencio é a principal causa do aumento da violência sexual contra crianças e jovens. Se as pessoas não usam o disque denúncia ou outras formas de denunciar o crime, fica difícil a erradicação.
Claro que o silêncio, em muitas ocasiões, é motivado pelo constrangimento ou pelo trauma de relatar a ocorrência. Também pela certeza que muitas vítimas têm de que nada vai acontecer com o criminoso.
Se você criança ou jovem foi vítima de violência sexual ou outro tipo de crime, conte o que aconteceu para seus pais, responsáveis, professores ou uma pessoa de sua confiança. Eles provavelmente relatarão o fato para as autoridades através do disque denúncia ou de outras formas.
Denunciando por telefone
Disk 100
de qualquer telefone no território nacional. Denúncias de violação de direitos de crianças ou adolescentes, especialmente em casos de abuso ou exploração sexual. A denúncia é anônima e o serviço gratuito.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.
55 61 3212.8400 – para ligação internacional (fora do Brasil).
190 – Polícia Militar
191 – Polícia Rodoviária Federal
181 – Disque Denúncia (para todo o Estado de São Paulo)
(11) 3188-4130 – Se estiver em outro estado e quiser fazer uma denúncia referente ao Estado de São Paulo.
Em casos de emergência, e não necessariamente denúncia, é importante que você conheça estes outros números de telefone:
192 – Ambulância
193 – Corpo de Bombeiros
194 – Polícia Federal
197 – Polícia Civil
198 – Polícia Rodoviária Estadual
199 – Defesa Civil
180 – Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
128 – Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul
0800 970 11 70 “Alô vida” – serviço telefônico de escuta e encaminhamento para casos de violência contra crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, e de orientação para famílias interessadas ou envolvidas em processos legais de adoção.
Denuncie por email
disquedenuncia@sedh.gov.br
Denuncia por meio de site
Vale destacar o importante trabalho desenvolvido Anderson e Roseane Miranda do site http://censura.com.br/ onde você também pode denunciar, acessando a página.
Procure o Conselho Tutelar
Quase todos os municípios tem um conselho tutelar.Você pode procurar o Conselho Tutelar em sua cidade e efetuar a denúncia. Para saber mais, consulte:
Conselho tutelar – quando surgiu e para que serve
Endereço e telefones de conselhos tutelares das capitais
Conselhos tutelares dos municípios do Rio de Janeiro
Conselhos tutelares de São Paulo
Conselhos tutelares dos municípios da Bahia