Denunciar crime contra criança é fácil – veja como

Em qualquer dia e hora acontece um tipo de violência contra crianças e adolescentes no Brasil, mas nem sempre as vítimas ou seus parentes se interessam em denunciar o crime. E assim os praticantes da violência continuam agindo livremente, como se nada tivesse acontecido.

Os especialistas dizem que o silencio é a principal causa do aumento da violência sexual contra crianças e jovens. Se as pessoas não usam o disque denúncia ou outras formas de denunciar o crime, fica difícil a erradicação.



Claro que o silêncio, em muitas ocasiões, é motivado pelo constrangimento ou pelo trauma de relatar a ocorrência. Também pela certeza que muitas vítimas têm de que nada vai acontecer com o criminoso.

Se você criança ou jovem foi vítima de violência sexual ou outro tipo de crime, conte o que aconteceu para seus pais, responsáveis, professores ou uma pessoa de sua confiança. Eles provavelmente relatarão o fato para as autoridades através do disque denúncia ou de outras formas.

Denunciando por telefone

Disk 100
de qualquer telefone no território nacional. Denúncias de violação de direitos de crianças ou adolescentes, especialmente em casos de abuso ou exploração sexual. A denúncia é anônima e o serviço gratuito.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.

55 61 3212.8400 – para ligação internacional (fora do Brasil).

190 – Polícia Militar

191 – Polícia Rodoviária Federal

181 – Disque Denúncia (para todo o Estado de São Paulo)

(11) 3188-4130 – Se estiver em outro estado e quiser fazer uma denúncia referente ao Estado de São Paulo.

Em casos de emergência, e não necessariamente denúncia, é importante que você conheça estes outros números de telefone:

192 – Ambulância
193 – Corpo de Bombeiros
194 – Polícia Federal
197 – Polícia Civil
198 – Polícia Rodoviária Estadual
199 – Defesa Civil
180 – Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
128 – Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul

0800 970 11 70 “Alô vida” – serviço telefônico de escuta e encaminhamento para casos de violência contra crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, e de orientação para famílias interessadas ou envolvidas em processos legais de adoção.

Denuncie por email

[email protected]

Denuncia por meio de site

Imagem tipos de crime contra criança

Imagem - tipos de crime - polícia federal

 

Vale destacar o importante trabalho desenvolvido Anderson e Roseane Miranda do site http://censura.com.br/ onde você também pode denunciar, acessando a página.

Procure o Conselho Tutelar

Quase todos os municípios tem um conselho tutelar.Você pode procurar o Conselho Tutelar em sua cidade e efetuar a denúncia. Para saber mais, consulte:

Conselho tutelar – quando surgiu e para que serve
Endereço e telefones de conselhos tutelares das capitais
Conselhos tutelares dos municípios do Rio de Janeiro
Conselhos tutelares de São Paulo
Conselhos tutelares dos municípios da Bahia

10 replies to Denunciar crime contra criança é fácil – veja como

  1. Infelizmente os órgãos de proteção a crianças não funcionam nesse país escroto! A pessoa faz várias denúncias e nada acontece e a pessoa passar a ter problemas psicológicos de ver a criança em maus tratos e não tem ninguém pra ajuda. Isso é absurdo! Crianças devem ser prioridades, os conselhos tutelares a pessoa liga e eles não atendem, querem que enviem whatsapp para identificar e entregar aos agressores. Eu já passei por isso fiz denúncias e os pais me olham como quisessem me agredir não há proteção nem pra crianças e nem para quem denuncia.

  2. Porque as pessoas tem que por animais no meio ? Crianças e animais sao inocentes e tem que ser protegidos . Existe mil órgãos públicos para proteção infantil pago com impostos os defensores fazem do próprio bolso , exatamente por isso porque não tem apoio , ao invés de esta revolta com o serviço dos outros porque nao vai você atras de fazer esses órgãos trabalhar? E cada uma viu!

  3. Isso é Brasil. Nada funciona direito. Sinto muito.

  4. É verdade, Delânia. Muitas pessoas mandam e-mail para O Brasileirinho reclamando de situações vergonhosas e que na maior parte das vezes as autoridades não tomam providência. Crianças e animais são importantes e as leis dos animais deveriam ser aplicadas, assim como as leis relacionadas as crianças. Infelizmente, não é isso que acontece na maior parte dos casos. V

  5. eu acho que no Brasil os animais são mais protegidos do que as crianças. não me conformo em ver isso. È só entrar no face, que tá lá videos e mais videos de agressões físicas contra crianças.E nas eleições só o que se via era candidatos protetores dos animais. Então as crianças são menos importante que os animais?

  6. É lamentável que esteja acontecendo isso.
    Tomara que as autoridades competentes tomem providências urgentes.

  7. Não consigo falar no número 100…
    O número de telefone 3188-4130 só da ocupado.
    E quando você clica, conselhos tutelares de São Paulo aparece o erro objeto não encontrado.
    Como conseguimos denunciar e tentar alertar sobre as nossas crianças.
    Por favor, mais respeito com este assunto quero fazer uma denuncia e nem sei ao menos como fazer isso.

    Estou cansada de todos os dias ver uma mãe explorando os filhos para ganhar esmola na Rua Gomes de Carvalho – Vila Olímpia altura do número 1347.
    Uma das crianças deve ter menos de 01 ano e outra por volta de 02 anos. Hoje uma delas só estava de fralda sem nenhuma proteção neste sol. Como posso denunciar essa situação, e saber que foi feito algo a respeito…

  8. Embora a ideia seja boa, nao funciona! Nao consigo ligar nem para o 100 nem para o o800 para fazer esta denuncia:

    ABUSO INFANTIL , eu vi isto ontem, domingo, no Market Paulista, Av Paulista, 1941- SP

    Lojista Chinesa tranca a própria filha nas escadas de incêndio do MARKET PAULISTA para puni-la.

    Nunca compramos nada neste shopping chinês da av Paulista, mas hoje paramos para comer um pastel na banca da frente do shopping. De la ouvimos os gritos desesperados de uma garotinha. Minha mãe correu para o local para indagar sobre o acontecido. Viu que os gritos vinham da escada. Uma mocinha Chinesa que não tinha mais de 30 anos disse:

    – Minha filha. Estou dando uma lição a ela.

    Os gritos eram de desespero e de socorro. Os gritos não pronunicavam nenhuma palavra, apenas transmitiam tamanho medo e desespero.

    – Você não pode fazer isso no Brasil, explicou minha mãe. Sua filha esta gritando de medo e desespero, você não pode castiga-la com o medo.

    Em seguida minha mãe abriu a porta e foi de encontro a menininha, de no máximo 2 anos de idade, que agora mal conseguia respirar, dado seu pavor por ser deixada dentro das escadarias escuras. Abraçou-a e beijou-a ate que ela se acalmasse. A mãe da pequena Chinesinha disse que não faria mais aquilo. Uma Sra Chinesa mais velha pegou a criança nos braços. Minha mãe explicou que assim não se educava uma criança, e ela aparentemente pareceu entender.

    Mas então uma das empregadas da loja, bem brasileira se põe em defesa, dizendo que nos filhos dela fazia o mesmo, que batia se fosse preciso, porque era esse seu modo de ver de educar. A mãe Chinesa primeiro chorou para causar pena sobre si, e agora se levantava com raiva. Acreditava que estava certa em punir seu bebe de 2 aninhos trancando-a nas escadas escuras e esperando que ela se desesperasse de medo.

    Os seguranças do shopping MARKET PAULISTA se aproximaram, e pediram que denunciasse a mãe. Por isso escrevo este post. Por favor, compartilhem, para que o Serviço Social possa intervir, para que essa mãe pare de punir uma criancinha de apenas dois anos impondo terror. Imagine todos os problemas que uma criança que sofre esse tipo de abuso pode ter quando crescer!

    O que a menininha tinha feito de errado? Estava brincando de casinha na loja da V, e por isso mudou algumas mercadorias de lugar.

    Como foi punida: tapas, e ser trancada nas escadarias ecuras, totalmente sozinha, com dois aninhos de idade.

    Compartilhe, vamos denunciar! Servico Social, por favor passe no Market Paulista e veja criancas, bebes passando o domingo trancadas em lojas e sendo punidas.

COMENTE AQUI

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.