A cultura africana no Brasil marca sua presença mais fortemente através de Windeck – Todos os Tons de Angola lançada ontem (10), em Brasília. Autoridades e integrantes da equipe da novela estavam presentes na cerimônia.
A TV Brasil exibirá a novela de segunda a sexta-feira, no horário das 23h. O primeiro capítulo foi ao ar ontem, segunda-feira.
O grupo Semba Comunicação produziu a novela angolana em 2012. No ano seguinte, 2013, Windeck esteve entre quatro telenovelas indicadas ao Emmy Internacional, concorrendo com duas brasileiras e uma canadense. A TV Globo ganhou o prêmio com a novela Lado a Lado.
O mais importante é que a novela angolana, ao ser exibida em TV do Brasil, possibilita o intercâmbio cultural entre os dois países. Vale destacar que Windeck é uma grande produção que se diferencia de todas as produções brasileiras, porque tem um elenco composto exclusivamente por atores negros.
“Windeck vem para mostrar ao povo brasileiro como é bom a gente negra se ver na televisão. Espero que seja um caminho para se ter mais gente negra na TV brasileira. O Brasil só pode ser forte e rico se preserva e divulga todas as matrizes culturais”, disse o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, para Mariana Tokarnia, repórter da Agência Brasil.
O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, destacou o papel da novela no combate ao racismo. “O preconceito está tão arraigado dentro da gente, que, mesmo sem perceber, até aqueles que têm uma luta contra o preconceito passam por situações de preconceito”. Segundo Breve o papel da comunicação pública é “também fazer com que acabem os preconceitos no mundo. Por isso estamos nessa luta pela igualdade irrestrita, pela liberdade e promoção da diversidade. Quanto mais diverso conseguimos ser, mais uno, mais representativo”.
Já o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, disse que a exibição mostrará que a cooperação entre os dois países está também no nível cultural:
Nossos países têm cooperação em vários níveis. Pensam que a cooperação só é expressa por indicadores, quando as trocas comerciais aumentam, quando o fluxo de exportação ou importação sobe. Mas há o capital cultural que a novela vai produzir. Por meio dela o povo brasileiro vai conseguir ter uma nova noção do que é a vivência, as ações sociais angolanas.
A mesclagem das culturas africana com a cultura negra no Brasil através de Windeck – Todos os Tons de Angola é algo realmente bonito.
Parabéns a TV Brasileira por esta iniciativa.